sábado, 19 de janeiro de 2013

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Paços de Ferreira 0



1 – Crónica

Vitória Tranquila

No início de noite deste Sábado, o FC Porto recebeu o Paços de Ferreira em jogo a contar para a décima quinta jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 2-0.
Encontraram-se no estádio do Dragão as duas melhores defesas da prova, logo à partida um antecedente que deixava adivinhar dificuldades. E, para as ultrapassar, Vítor Pereira decidiu apostar nos mesmos onze que defrontaram o Benfica na jornada anterior.
O FC Porto iniciou o jogo a testar a paciência do adversário e cedo Defour tentou activar o marcador. Otamendi, Moutinho e Jackson  seguiram o exemplo do belga e tentaram fazer o mesmo, mas todos apenas ficaram perto do golo. E por essa razão o jogo foi para intervalo com um empate a 0.
A abrir o segundo tempo, Alex Sandro conseguiu aquilo que outros tinham tentado no primeiro tempo, activar o marcador. Tal aconteceu ao minuto 47, o brasileiro surpreendeu tudo e todos ao marcar quando se esperava um cruzamento. Do banco saltou Izmaylov, que pisou o relvado do dragão, pela primeira vez com a camisola azul e branca e eis que ao minuto 78 fez o segundo golo da partida.
Com esta vitória os dragões somam 36 pontos e colam-se ao Benfica, ficando provisoriamente na liderança do campeonato. De salientar ainda que na próxima quarta-feira o FC Porto vai acertar o calendário em jogo frente ao Vitória de Setúbal.


2 – Análise

Antes de mais, vou ser muito breve nesta minha análise; não o vou ser por não ter gostado do jogo – nem foi o caso - mas sim por não ter assistido a parte dele e por achar que não há muito a dizer sobre a mesma. Ponto prévio, foi uma vitória tranquila e inequívoca, o FC Porto controlou e dominou o encontro. Não estava a espera de facilidades, pois o Paços tem realizado um bom campeonato e tal verifica-se no facto desta ter sido apenas a segunda derrota dos pacenses. Contudo, tendo em conta os dados estatísticos do jogo, na minha opinião, a vitória do FC Porto foi curta. Mas o mais importante ficou no Dragão, em dia de aniversário do comandante Lucho, os três pontos.

2 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Foi com inteira justiça que o FC Porto obteve um importante triunfo diante do Paços de Ferreira, que nos permite colocar pressão nos encarnados, que tem uma difícil deslocação a Moreira de Cónegos.
O golo de Alex Sandro abriu o caminho para uma vitória que foi sentenciada por Izmaylov.

Desde início se percebeu que o FC Porto queria resolver bem cedo a contenda. Entramos a pressionar bem alto, com as linhas subidas, com os laterais muito envolvidos no futebol ofensivo, e sob a batuta de Moutinho fomos delineando bons lances ofensivos que por falta de sorte ou ineficácia não resultaram em golo.

E eis que logo a abrir o segundo tempo, no lance menos provável o FC Porto chega à justa vantagem após tento de Alex Sandro.
Foi com tenacidade que o brasileiro rompeu na área e viu o seu cruzamento entrar na baliza de Cássio. Pode-se dizer que Alex Sandro marcou num lance com alguma sorte à mistura, mas também não se pode negar, que a sorte premeia quem trabalha para a ter. Foi feita justiça depois de tantos minutos em que os jogadores do FC Porto procuraram o golo de todas a formas e feitios.

Aberto o marcador, esperava-se um Paços mais afoito, mas assim não sucedeu.

O FC Porto continuou a dominar e a controlar o jogo, a conquistar inúmeros cantos, e foi já com Izmaylov em campo, que havia substituído Varela, que sentenciou a partida.

Missão cumprida e uma vitória muito importante, diante da equipa revelação do campeonato. Agora no acerto do calendário quarta-feira diante do Setúbal, é importante vencer para terminar a primeira volta na liderança do campeonato.

Abraço e boa semana

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.pt

dragao vila pouca disse...

Numa altura em que lhe faltam alternativas, tem de fazer adaptações, Varela continua a travessia do deserto e por isso não há rapidez, jogadas de linha e contundência no ataque, mais que brilhar é importante ganhar. Foi o que aconteceu. Sem deslumbrar, o F.C.Porto cumpriu a sua obrigação e ganhou naturalmente.

Bjs