terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Balanço de 2013



No ano de 2013 os portistas viveram diferentes emoções e guardam na memória acontecimentos inesquecíveis. É tudo isso que vou passar em revista, em forma de balanço.

A final da Taça da Liga
Pela segunda vez na história da competição, o FC Porto chegou a final,, onde defrontou o Sporting de Braga . no final do encontro os minhotos levaram a Taça para a cidade dos arcebispos.

O campeonato
A poucas jornadas do final do campeonato o FC Porto empatou na Madeira, frente ao Marítimo, como o Benfica venceu o Vitória de Guimarães, a distância entre ambos alargou-se para 5 pontos. Nesse momento, muitos atiraram a toalha ao chão, achando que não seria possível reverter a situação. Felizmente a equipa não atirou a toalha ao chão. O segredo foi vencer os seus jogos e esperar pelos resultados do adversário que haveria de tombar aos pés do Estoril. Ora, perante o empate do esturil na Luz, a esperança portista reacendeu em força. Começou, então, uma corrida desenfreada aos bilhetes que permitiam assistir ao vivo e a cores ao jogo FC Porto Benfica que passou a ser decisivo nas contas do campeonato – digo eu que todos os que lá estavam foram sortudos, vou sempre achar tal coisa e vou sempre sentir enveja.

O Momento Kelvin
Este jogo vai para sempre ficar conhecido na história do clube como o momento Kelvin, ou o minuto 92. Depois do Benfica ter se adiantado no marcador, o FC Porto empatou a partida e assim se manteve até ao minuto 92, aquele mágico minuto que Kelvin imortalizou. O remate certeiro do brasileiro, provocou uma verdadeira explosão de alegria nas bancadas do Dragão, e não só! Para além disso, fez Vítor Pereira chorar de alegria e Jorge Jesus ajoelhar. Inesquecível!

O Fim-de-semana de campeões
No fim-de-semana seguinte ao clássico, foi hora de celebrar títulos nas três principais modalidades do clube. Começou logo na sexta-feira, com o FC Porto a defrontar o Benfica  em andebol, e no final do encontro os dragões sagraram-se pentacampeões. Seguiu-se o Hóquei no Sábado, novamente um clássico entre dragões e águias e com o FC Porto a  sagrar-se campeão. Por fim, no Domingo, chegou a vez do futebol. Os dragões sagraram-se tricampeões ao vencer o Paços de Ferreira na última jornada do campeonato.

As saídas de Moutinho e James
Estas duas saídas foram anunciadas pouco tempo após a conquista do campeonato, três dias, para ser mais precisa. Foram duas saídas de peso, muito mais a de Moutinho que a de James, porque o português, desde que chegou ao dragão, foi o motor da equipa, como tal fez muita falta.

A troca de treinador
A troca de treinador foi algo que durou alguns dias, que alimentou discussões em blogs e afins e fez correr muita tinta. Depois de algum tempo, o presidente, lá anunciou o nome do treinador, Paulo Fonseca. Muitos concordaram com a escolha, outros nem por isso, entretanto muitos mudaram de opinião, outros nem por isso.

A inauguração do museu do FC Porto
No dia em que o clube comemorou 120 anos, foi inaugurado o museu, onde estão documentados inúmeros momentos da história do clube, inúmeras conquistas e os rostos que fizeram parte delas. O museu era a obra que faltava no universo portista e veio completar a trilogia: estádio, pavilhão e museu.

O início do campeonato
O FC Porto entrou bem no campeonato, contudo, as exibições não deixaram os portistas convencidos.

A fase de grupos da Liga dos Campeões
A fase de grupos da Liga dos Campeões não foi positiva. Tudo porque os dragões perderam dois jogos em casa, algo que não acontecia a muito tempo. Depois não conseguiram somar os pontos suficientes para avançar na prova e acabaram por cair para a Liga Europa.

Posto isto, desejo 12 meses de alegria, 52 semanas de paz, 365 dias de sorte e 87690 horas de sucesso com muito amor no coração, muita saúde e que todos os sonhos de cada um, pelo menos os melhores, sejam realizados! Ah, e que o FC Porto seja campeão! Feliz ano novo!

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Que a magia azul e branca regresse em 2014.

Bom ano novo.

Bjs