quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Paulo Fonseca em Antevisão da 14ª Jornada da Liga e Convocados



1 – Aqui está a antevisão de Paulo Fonseca do jogo da décima quarta jornada da Liga, frente ao Olhanense.


“PAULO FONSECA PROMETE UMA EQUIPA "DETERMINADA" NA LUTA PELO "TETRA"

Acabar 2013, no que ao Estádio do Dragão e à Liga Portuguesa diz respeito, com uma vitória é a grande prioridade de Paulo Fonseca. Em conferência de imprensa, o treinador do FC Porto garantiu que o plantel está “100 por cento focado” no desafio com o Olhanense (14.ª jornada, sexta-feira, 19h00) e deixa ainda outra promessa: favoritismos à parte, o que interessa é que os Dragões vão lutar pelo “tetra” de forma “bastante determinada”.


Para chegar a esse objectivo, não há volta a dar: os algarvios são um obstáculo a derrubar e têm de ser encarados com seriedade. “O Olhanense não tem obtido os resultados pretendidos, mas teve registos e fases de jogos que têm de ser levadas em conta. Preparámos este jogo tendo bem presentes esses melhores momentos. Temos de estar precavidos para a eventualidade de o Olhanense se apresentar de forma atrevida e ambiciosa. Estamos preparados para isso”, frisou o treinador, que admitiu que Mangala será o eleito para substituir o castigado Alex Sandro na esquerda da defesa.

A boa exibição de Carlos Eduardo no terreno do Rio Ave, no domingo, orientou grande parte das perguntas dos jornalistas. Paulo Fonseca reconheceu a importância das suas características: “Permitem-nos ter momentos diferentes no jogo. Ele tem a capacidade de o acelerar através do transporte e de procurar zonas onde temos de construir uma vantagem numérica. Tem ainda a capacidade de surgir perto da zona de finalização, e ele finaliza bem. Tem um jogo curto nas combinações importante para o nosso ataque planeado. Ele, assim como outros, foi importante nessa posição e importante para nós no domingo”.

No entanto, o técnico – que também garantiu que o brasileiro vai fazer parte do “onze” na sexta-feira – considerou o seu processo de evolução “normalíssimo”: “Como outros jogadores que vêm de uma realidade e contexto de jogo diferente, obviamente teve o seu tempo de crescimento, que achamos fundamental. Neste
momento, a sua resposta justifica a entrada na equipa principal e isso foi um processo normalíssimo. Obviamente que o facto de treinar connosco e de se ter disponibilizado para não perder ritmo e jogar no FC Porto B foi importante. Ele é um rapaz humilde, que percebeu as vantagens disso acontecer”.

Paulo Fonseca acrescentou ainda que todo o plantel estará “pronto” para o jogo com o Sporting, da Taça da Liga (29 de Dezembro, 20h45), logo após o regresso das férias de Natal. Aliás, o treinador não vê “inconvenientes” numa paragem que é uma “questão cultural”. Na entrada de um ano com Mundial de futebol, o adjectivo “normal” também é usado em relação ao desejo que os seleccionáveis têm de jogar e mostrar serviço: “Sou treinador do FC Porto e não de nenhuma selecção e, enquanto aqui estiverem, os jogadores têm de colocar o FC Porto acima de todas as prioridades. Assim como eu o faço, os jogadores também têm de o fazer”.”

Em



2 – Aqui está a lista de convocados do treinador portista


Helton, Fabiano, Danilo, Lucho, Maicon, Josué, Jackson Martínez, Quintero, Ghilas, Herrera, Varela, Licá, Carlos Eduardo, Mangala, Fernando, Kelvin, Otamendi e Defour.



3 – O meu palpite para a equipa titular é:

Helton; Danilo, Maicon, Otamende Mangala; Fernando, Lucho e Carlos Eduardo; Varela, Jackson e Josué.



PS. Uma vez que amanhã a noite vou estar em viagem, não me será possível publicar a habitual crónica e análise do encontro, que nem sei se vou conseguir seguir. Assim sendo, no Sábado sairá um comentário, mais que não seja, às incidências do jogo.

Sem comentários: