terça-feira, 27 de outubro de 2015

Carta Aberta aos Assobiadores



Senhores assobiadores,
Eu sei que já muito se escreveu sobre este tema, mas vou fazê-lo mais uma vez, e continuarei a fazê-lo as vezes que considerar necessárias. É que começo, francamente, a perder a paciência e a não ter palavras para caraterizar o quanto me irrita essa vossa estranha forma de estar no Dragão. Será que ainda não perceberam que o FC Porto não precisa dos vossos assobios? É que não precisa de todo. Por isso façam um favor a quem vai ao Dragão realmente apoiar a equipa, a quem está a seguir o jogo pela TV ou rádio e sobretudo aos jogadores, fiquem em casa, poupem o vosso dinheiro e poupem-nos à vergonha de perceber que há adeptos que não merecem o clube que supostamente apoiam.
Eu sei que vivemos numa democracia, que, portanto, há liberdade de expressão, mas assobiar a meio de uma primeira parte de um jogo importante para o campeonato? Mais do que nós todos, a equipa sabia que o tinha de vencer, não precisava dos vossos assobios para se sentir ainda mais pressionada. Pior, assobiar num jogo de Liga dos Campeões, como ainda aconteceu na passada semana. Poupem-nos. Será que não percebem que essa vossa atitude já se tornou ridícula?
Farto-me de ler por aí que não há mística e bla bla bla, mas não é só nos jogadores que ela falta – será que falta? – falta mais ainda nos adeptos, sobretudo nos que assobiam a sua própria equipa no decurso do jogo.
Sim, nós portistas somos exigentes, eu também o sou – o FC Porto assim nos ensinou a ser - mas assobiar a minha equipa no meio de um jogo, nunca. Se querem expressar e/ou manifestar o vosso desagrado com algo, façam-no no final do encontro, a altura certa para refletir o que correu bem e o que correu menos bem.
Gostava de não voltar tão cedo a este tema, porque gostava, sinceramente, ao longo dos jogos de ouvir só aplausos e cânticos nas bancadas do Dragão, mesmo quando as coisas estivessem mais complicadas. E se tivessem de surgir assobios, que fosse para os adversários ou para a equipa de arbitragem. Não gostava de voltar a ouvir mais os cânticos dos adversários do que os nossos. O FC Porto não merece isso, nem isso nem os vossos assobios.



  

4 comentários:

Penta disse...



@ Ana

há muito "boa gente" que confunde o direito à Liberdade de Expressão com a maledicência da Libertinagem. são dois conceitos diferentes e diametralmente opostos em termos de apoio a uma equipa.

cumprimentos
Miguel | Tomo III

Ana Andrade disse...

Caro Miguel,
Concordo plenamente.

Cumprimentos

Ana Andrade

L disse...

Cara Ana,

Subscrevo totalmente esta carta aberta. Infelizmente, poucos adeptos compreenderão que ao dedicarem-se ao acto de assobiar no meio de um jogo só estão a prejudicar a própria equipa e dar mais alento ao nosso adversário. Todos sabemos que os jogadores estão lá para fazer o trabalho deles, ganhar jogos, e para as pessoas que realmente se dedicam a um clube é fácil perceber como é egoísta e prejudicial os ditos assobios que não servem para nada.

Muito se fala no "factor casa" no futebol, que a continuar com estas atitudes facilmente vai deixar de existir porque se até na nossa própria casa a nossa equipa é corrida com assobios até os nossos adversários deixarão de sentir o peso e a pressão de jogar no Dragão!

Cantar e puxar pela equipa quando estamos a ganhar é fácil, mas quando as coisas estão mais complicadas é ainda mais importante.

Laura

Ana Andrade disse...

Cara Laura,
De acordo…
E repare uma coisa fantástica, quando o FC Porto joga fora, ouve-se bem o apoio dos adeptos portistas. Ou seja, a continuar a existir estes assobios ridículos à equipa no Dragão, esta começará a ter muito mais apoio fora do que dentro da sua própria casa. O que, diga-se, é surreal.

Cumprimentos

Ana Andrade