quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Crónica e Análise: FC Porto 0 – Sporting 0 (3-4)



1 – Crónica

No início de noite desta quarta o FC Porto e o Sporting deslocaram-se ao Estádio do Sporting de Braga, para disputar as meias finais da Taça da Liga. No final do encontro verificou-se um empate a 0, sendo que no desempate da marca de grande penalidade, verificou-se a derrota dos Dragões por 3-4.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Casillas; Ricardo, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Herrera e Sérgio Oliveira; Marega, Soares e Brahimi.
A primeira parte foi pautada pelo equilíbrio, com ambas as equipas a imporem a sua tática e com os jogadores de ambos os lados a disputarem a bola. Consequentemente, houve poucas ocasiões de perigo para ambos os lados. Ao minuto 8 surgiu a primeira contrariedade para Sérgio Conceição: Danilo lesionou-se, teve de abandonar as quatro linhas e para o seu lugar entrou Óliver. Ao minuto 36 Soares colocou a bola na baliza do Sporting, mas após o árbitro consultar o vídeo árbitro, o golo foi anulado.
No segundo tempo, taticamente pouco se alterou, mas o FC Porto procurou estar mais perto da área adversária, sem contudo ter sucesso. Do outro lado do campo o Sporting quase chegou à vantagem ao minuto 64, mas a bola, após ter batido no poste, parou nas mãos de Casillas. Na resposta Aboubakar, primeiro, e Ricardo depois, tentaram desfazer o empate, no entanto, ambos viram Rui Patrício negar-lhes os festejos.
Com o empate a prevalecer, foi necessário recorrer às grandes penalidades. Das primeiras 5, Casillas defendeu duas, tantas quantas Rui Patrício. Depois Brahimi acertou onde menos queria acertar, no poste. O Sporting converteu a grande penalidade decisiva e, tudo resolvido.
Com este resultado o FC Porto fica fora da Taça da Liga.

2 – Análise

Não gosto que o FC Porto perca nem a feijões, defendo que quando os Dragões entram numa competição é sempre para ganhar. Mas perder este jogo, ou por outra, não conquistar esta prova, é algo que, tal como alguém dizia na segunda no Porto Canal, não me tira o sono. Não, eu não estou a contradizer-me, simplesmente sempre achei esta competição a última das prioridades do FC Porto. Não ir à final da Taça da Liga até pode ter pontos positivos. Por não jogar no sábado Sérgio Conceição ganha tempo para recuperar jogadores – que Danilo não tenha nenhuma lesão grave - e gerir o esforço de outros. É importante a equipa ultrapassar esta não passagem à final da prova da melhor forma e focar-se no campeonato que, neste momento, é o mais importante. Quanto ao jogo de hoje, não foi brilhante. Ambas as equipas calcularam o risco que o ataque do adversário representa e, por isso, houve tão poucas ocasiões de golo para ambos os lados. O FC Porto tentou ser mais objetivo no ataque, pelo menos teve mais oportunidades para se aproximar da baliza contrária, mas não conseguiu ser eficaz no ataque. Quanto ao Sporting, apenas por uma vez conseguiu ser perigoso. Tudo resolveu-se nas grandes penalidades, numa bola que Brahimi atirou ao poste… ou seja, por um pormenor.
Em suma, o FC Porto continua invicto, afinal de contas nos 90 minutos de jogo manteve-se o nulo no marcador, perdendo na lutaria que é as grandes penalidades. Segue-se o campeonato, já na próxima Terça. Vamos Porto!

Sem comentários: