quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Antevisão da 16ª Jornada da I Liga


1 – Aqui está a antevisão de Sérgio Conceição da 16ª jornada da I Liga, frente ao Moreirense.

“"É FUNDAMENTAL MANTER A DINÂMICA DE VITÓRIAS"
Sérgio Conceição anteviu o Moreirense-FC Porto, da 16.ª jornada da Liga NOS (sexta-feira, 21h15)
Após o triunfo em Alvalade, o FC Porto volta a jogar fora de casa, desta vez no reduto do Moreirense, em duelo da 16.ª ronda da Liga NOS e agendado para esta sexta-feira, às 21h15 (Sport TV). Projetando a partida, Sérgio Conceição desvalorizou o histórico desfavorável em Moreira de Cónegos e confessou-se “mais preocupado com a equipa do Moreirense”, a qual “gosta de assumir o jogo quando tem possibilidade para isso”, realçando ainda a importância de “manter a dinâmica de vitórias”. Os Dragões encontram-se na segunda posição, com 38 pontos, enquanto o conjunto do concelho de Guimarães está no 14.º posto, com 17.
Expectativas
“Esperamos um Moreirense que tem feito um campeonato interessante, sobretudo em casa, onde fez a maior parte dos pontos. Trocou há pouco de tempo de treinador, que já no Sporting de Covilhã organizava bem as equipas, equipas consistentes defensivamente para depois armar o ataque. Pelo que deu para ver em Paços de Ferreira, o Moreirense é uma equipa que gosta de jogar e assumir o jogo quando tem possibilidade para isso. Cabe-nos a nós impedir essa dinâmica e anular algumas unidades interessantes deles para ganharmos o jogo.”
Histórico desfavorável no terreno do Moreirense
“Cedo ou tarde, o importante é marcar e não sofrer. É normal que se olhe para o histórico, mas eu estou mais preocupado com a equipa do Moreirense. Temos um jogo difícil pela frente, porque o Moreirense é forte em casa, até pelas características do relvado.”
Comparação a Pedroto por parte de Pinto da Costa
“Vejo essas declarações com agrado, porque tenho grande admiração não só pelo presidente como por Pedroto. O presidente às vezes prega-me umas partidas jeitosas. É uma grande honra ouvir isso. Para mim são as duas maiores referências do clube, são ídolos e por isso é uma responsabilidade grande.”
Dificuldades para marcar em Moreira de Cónegos
“A dimensão do campo tem importância, mas é igual para todos. Comigo ganhámos lá uma vez para a Taça e empatámos duas vezes para o campeonato. Tivemos lá várias oportunidades para marcar, mas revelámos ineficácia e também houve uma ou outra arbitragem infeliz lá. A eficácia não tem só a ver com o facto de se marcar na baliza contrária, mas também com o nosso comportamento defensivo, com o todo.”
Pressão em Diogo Leite e Mbemba?
“O peso era se eu não lhes tivesse dito que iam jogar. Disse-o porque foi o que senti no momento, para lhes dar confiança também, têm estado muito bem esta época, trabalham diariamente de forma muito focada, são excelentes profissionais. Não disse o que disse para lhes criar mais pressão, mas porque confio totalmente neles.”
Mercado
“Fomos ativos no início de época. Como já disse três ou quatro vezes, tenho um plantel que me dá todas as garantias.”
Vítor Ferreira e o empréstimo de Bruno Costa
“O Bruno é um jogador que entrou na equipa principal comigo, tem enorme qualidade e eu acho que ele precisa de minutos para a qualidade dele aparecer. Aqui não tem tido muitos minutos e por isso o FC Porto achou que ele devia ir quatro meses para o Portimonense, vai fazer-lhe bem. O Vítor é um jogador que conhecemos bem e um dos jovens que podem a curto prazo integrar a equipa principal do FC Porto.”
Vitória em Alvalade
“Nós não temos almofada, quem a tem é quem vai à nossa frente e tem mais quatro pontos. Em Alvalade conseguimos três pontos importantes, mas não passa disso. Amanhã não há o peso de jogar contra rivais diretos, mas são os mesmos três pontos. Muito sinceramente, o jogo que fizemos contra o Sporting não foi o nosso melhor. Aliás, neste contexto de jogos grandes, até foi o menos conseguido em momentos nos quais não tínhamos a bola ou quando saíamos para o ataque. Cometemos alguns erros que normalmente não cometemos. Há muita coisa a melhorar em relação ao jogo de Alvalade e nós passámos isso para os jogadores.”
Calma do FC Porto e movimentações do Benfica no mercado
“Eu só falo pela minha equipa, mais nada.”
Danilo a central?
“Ele tem capacidade e inteligência para esse lugar, tal como o Loum. Tenho garantias no plantel para utilizar mais do que um jogador nessa posição.”
Manter o ímpeto vitorioso
“É fundamental manter a dinâmica de vitórias. Temos de ir atrás do prejuízo, não podemos dar-nos ao luxo de perder pontos, não dependemos de nós. Temos conquistado muitos pontos, mas o nosso rival também, de uma forma como já não se via talvez desde o tempo de Eusébio.””

Em

2 – O meu palpite para a equipa titular é:
Marchesin; Corona, Diogo Leite, Mbemba e Alex Telles; Danilo, Uribe e Otávio; Nakajima, Soares e Marega.

3 – sobre o jogo
Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Sérgio Conceição transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; ambicioso; motivado; empenhado; rigoroso; determinado; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar.
Força FC Porto!

Sem comentários: