1 – Crónica
No início de noite deste sábado o FC Porto recebeu o Gil Vicente, em jogo a contar para a 5ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-0.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Manafá, Mbemba, Pepe, Zaidu, Uribe, Fábio Vieira, Nakajima, Corona, Evanilson e Toni Martínez.
Pouco depois do início do jogo, pertenceu ao Gil Vicente o primeiro aviso, sendo que a bola terminou nas mãos de Marchesin. Do outro lado do campo, foi Nakajima quem procurou criar perigo, na sequência de um canto, mas sem sucesso. Mais tarde, o Gil Vicente voltou a criar perigo, com a bola a ir por cima da baliza portista. Do outro lado do campo, Toni Martínez tentou ser feliz, contudo, o remate foi à figura do guarda-redes. Pouco depois, na sequência de um canto Evanilson viu a bola ser travada pela barra. No entanto este seria um primeiro aviso, é que pouco depois, ao minuto 41, na sequência de um lance interessante, Evanilson colocou os Dragões em vantagem.
No segundo tempo, o primeiro lance de relevo a registar foi uma grande penalidade assinalada a favor dos Dragões. Uribe foi chamado a cobrar, no entanto, o guarda-redes defendeu. Pouco depois, Evanilson, voltou a ver um remate seu ser travado pela barra da baliza. Depois foi Fábio Vieira e Nakajima a tentar a sorte, mas ambos viram as suas tentativas travadas pela defesa contrária. Depois da expulsão de Zaidu o Gil Vicente procurou dar trabalho à defesa portista, sem contudo criar real perigo.
Com este resultado o FC Porto passa a somar 10 pontos.
2 – Análise
Depois de um difícil jogo europeu, o FC Porto regressou ao campeonato e ao Estádio do Dragão. Não se esperava um jogo fácil, porque era esperado que os de Barcelos trouxessem uma estratégia defensiva bem montada. E, de facto foi o que se passou. O FC Porto, como de costume, revela dificuldades em ultrapassar as defesas contrárias muito fechadas e hoje não estava a ser diferente. Embora Sérgio Conceição tenha apostado numa equipa balanceada para o ataque. Percebi a lógica, mas é melhor voltar à defesa a 4 e os laterais subirem sempre que necessário e possível. O FC Porto esteve melhor na segunda parte do que na primeira. Foi como se a equipa entrasse perdida, mesmo que soubesse o que tinha de fazer, a verdade é que não estava a conseguir dar conta, sendo que no meio do primeiro tempo conseguiu estabilizar. Daí que o golo tivesse surgido antes do intervalo. No intervalo a equipa foi reajustada e jogou melhor no segundo tempo, conseguiram criar lances interessantes. Mas depois da expulsão de Zaidu a equipa teve dificuldades a voltar a aproximar-se com perigo da baliza contrária. Destaco Evanilson, pelo golo no seu primeiro jogo a titular no campeonato.
Em suma, não foi um jogo brilhante, mas foi uma vitória importante. Segue-se, novamente, a Liga dos Campeões. Vamos Porto!
Sem comentários:
Enviar um comentário