sábado, 17 de outubro de 2020

Crónica e Análise: Sporting 2 – FC Porto 2

1 – Crónica

 

No início de noite deste sábado o FC Porto deslocou-se ao terreno do Sporting, em jogo a contar para a 4ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se um empate a 2.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Marchesin; Manafá, Pepe, Mbemba e Zaidu; Sérgio Oliveira, Uribe e Otávio; Corona, Marega e Luis Diaz.

O FC Porto foi o primeiro a criar perigo, logo ao minuto 1, por intermédio de Sérgio Oliveira, contudo, o guarda-redes do Sporting mostrou-se atento. Do outro lado do campo, a primeira vez que o Sporting criou real perigo estava lá Marchesin para impedir os festejos dos da casa, minuto 8. Contudo, o guarda-redes argentino não conseguiu impedir o golo dos leões, ao minuto 9. O FCPorto procurou responder e, ao minuto 13, Uribe, após passe de Corona, atirou por cima. Este lance viria a funcionar como uma espécie de aviso. É que ao minuto 25, Uribe não falhou e empatou a partida, a passe de Zaidu. Do outro lado do campo, minuto 44, o Sporting voltou a ficar perto de marcar, mas Marchesin não o permitiu. E na resposta, ao minuto 45, Corona colocou os Dragões em vantagem. Antes do intervalo ainda houve tempo para o senhor árbitro assinalar uma grande penalidade a favor do Sporting e atribuir o segundo cartão amarelo a Zaidu, mas a decisão foi revertida após o recurso às imagens.

O segundo tempo foi menos interessante e com poucas oportunidades de golo. Os leões viriam a empatar ao minuto 88, num lance em que Marchesin conseguiu travar o primeiro remate, mas nada conseguiu fazer na recarga. Na resposta o FC Porto, por intermédio de Taremi ficou perto de recolocar-se em vantagem, não fosse o avançado ter atirado ao lado.

Com este resultado o FC Porto soma 7 pontos.

 

2 – Análise

 

Não se esperava um jogo fácil, até porque no futebol não há jogos fáceis, tão pouco um clássico. Mas esperava-se que os comandados de Sérgio Conceição transformassem as dificuldades em facilidades e trouxessem os 3 pontos para a invicta. Numa primeira fase o FC Porto até foi capaz de transformar as dificuldades em facilidades, já que, depois de estar a perder, conseguiu dar a volta à partida e colocar-se em vantagem. Tal aconteceu no primeiro tempo, que foi interessante, com ambas as equipas a procurarem ter bola e a procurarem dar trabalho às defesas contrárias. Depois do intervalo assistiu-se a um jogo pouco interessante, com poucas oportunidades de golo, pouca inspiração e muitas faltas. O FC Porto pareceu querer controlar o jogo e o resultado, preferiu ficar na expetativa e  deu a iniciativa de jogo ao Sporting. Quase que a estratégia corria bem, só que não. É que o Sporting (que verdade seja dita, não teve muitas oportunidades de golo) acabou por marcar já quase no final do jogo e empatou a partida. Não gosto que o FC Porto dê a iniciativa de jogo ao adversário para ficar na expetativa, é que raramente corre bem. Preferia que os Dragões tivessem procurado o terceiro golo e, eventualmente, só depois pensassem na gestão do resultado. Eu percebo que nesta fase Sérgio Conceição prefira apostar em jogadores que já cá estavam, que já se conhecem e que, por isso, já estão mais entrosados, ao invés de apostar nos reforços, que muitos deles acabaram de chegar e mal tiveram oportunidade para treinar com os colegas. Só há aqui um pequeno grande problema, o calendário é apertadíssimo e não há tempo para ter tempo, por isso espero que os que acabaram de chegar procurem entrosar-se o mais rápido possível para serem úteis à equipa. Mister, dê lá mais minutinhos ao Taremi, o rapaz parece estar com vontade de marcar. Destaco Uribe e Corona, pelos golos que marcaram; Pepe por, mais uma vez, ter realizado uma excelente exibição; e Zaidu, que tem uma tarefa complicadíssima pela frente, mas começou a encará-la muito bem, já que já começou a assistir para golo, muito bem, rapaz!

Em suma, o FC Porto empatou um jogo que devia ter feito um pouco mais para ganhar. Agora não há tempo para grandes reflexões sobre o que deveria ter sido feito melhor, é que entretanto já está aí à espreita a Liga dos Campeões. Vamos Porto!

 

 

Sem comentários: