sábado, 20 de maio de 2023

Crónica e Análise: Famalicão 2 – FCPorto 4

1 – Crónica

 

No início de noite deste sábado, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Famalicão, em jogo a contar para a 33ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-4.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; Pepê, Pepe, Marcano e Wendell; Grujic, Eustáquio, Otávio, Galeno, Taremi e Toni Martínez.

O FC Porto entrou bem em campo. Antes do segundo minuto de jogo, Eustáquio, não conseguiu acertar na baliza. Ao minuto 4, foi assinalada uma grande penalidade que Taremi se encarregou de converter no primeiro golo do encontro. Minutos mais tarde, minuto 9, Taremi voltou a marcar. Mais tarde, ao minuto 24, Galeno fez quase tudo, mas não conseguiu concretizar. Ao minuto 30, Galeno voltou a tentar a sorte, mas viu o guarda-redes contrário impedir os festejos. Mas os da casa foram atrás do prejuízo e ao minuto 33, reduziram a desvantagem no marcador. Ao minuto 37, Diogo Costa anulou uma tentativa de perigo por parte do Famalicão. Do outro lado do campo, minuto 39, Grujic não conseguiu acertar na baliza dos da casa. E, ao minuto 44, através de uma grande penalidade, o Famalicão empatou.

No segundo tempo o Famalicão entrou com vontade de voltar a marcar. Mas ao minuto 61, nova grande penalidade assinalada a favor dos Dragões e novo golo de Taremi. O iraniano voltaria a marcar ao minuto 71, na conversão de mais uma grande penalidade.

Com este resultado o FC Porto soma 82 pontos e está, provisoriamente, a 1 ponto da liderança.

 

2 – Análise

 

Pois é, não é à custa do FC Porto que vão fazer a festa! Para serem campeões, tem de fazer por eles. Sim, sabemos que o título não está nas mãos do FC Porto, sabemos que basta ao Benfica uma vitória para confirmar o título, mas o importante é não virar a cara à luta, nunca! Vamos ao jogo de hoje. Depois dos jogos da Taça, sobretudo do último, não se esperava um jogo fácil e, de facto, não o foi. Diria que foi um jogo interessante, em que o FC Porto entrou muito bem. Os Dragões marcaram 2 golos e como que baixaram o ritmo. O Famalicão, por outro lado, começou a crescer no jogo, a dar trabalho e fez 2 golos. Os da casa entraram no segundo tempo determinados a continuar a dar trabalho, mas os Dragões voltaram a marcar e resolveram o jogo. Destaco, como é mais do que normal, Taremi, pelos 4 golos.

Em suma, foi uma vitória justa num terreno difícil. No próximo fim-de-semana termina o campeonato, temos tempo para as reflexões posteriores sobre o que correu mal na competição, mas será um jogo para ganhar. Vamos Porto!

 

PS. Está garantida a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões da próxima época! E isso é muito importante, tanto para o prestígio do FC Porto, como para as contas do clube.

 

 

Sem comentários: