quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Antevisão da 6ª Jornada da ILiga

1 - Aqui está a antevisão de Francesco Farioli da 6ª jornada da ILiga, frente ao Rio Ave. 

"“O GRUPO ESTÁ PRONTO E TODOS QUEREM LUTAR”
Francesco Farioli reforça a importância de “encarar o jogo contra o Rio Ave com a mentalidade certa” (sexta-feira, 20h15)
O FC Porto desloca-se a Vila do Conde no arranque da sexta jornada de um campeonato que lidera só com vitórias (sexta-feira, 20h15). Na antevisão da visita ao Rio Ave, um adversário que “é difícil vencer” e que foi estudado “da melhor forma possível”, Francesco Farioli começou por garantir que “o grupo está pronto e todos querem lutar”, ainda para mais depois de uma visita ao Museu durante a qual todos perceberam que “que a história do Clube é feita de batalhas contra todos”.
“Fizemos o nosso trabalho. Claro que isso é só uma parte, o principal é estarmos prontos, sermos competitivos e encararmos o jogo com a mentalidade certa”, explicou o técnico decidido a “ignorar todo o ruído” e para quem “a prioridade é o presente do FC Porto e o presente do FC Porto é o Rio Ave”. 
Na sala de imprensa do Olival, Francesco Farioli revelou que a probabilidade de William Gomes ser convocado é de 99%, explicou que Martim Fernandes está ligeiramente atrás no processo de recuperação, justificou a contratação de Yoann Karamoh, as apostas em André Miranda, Ángel Alarcón e Gabriel Brás, descartou nova ida ao mercado e falou sobre André Castro, “um grande coração portista na equipa técnica”.
Calendário apertado
“Tem-se falado muito sobre o reagendamento do jogo em Arouca e a posição do Clube foi muito clara. Eu não poderia estar mais alinhado com ela, principalmente tendo em conta o coeficiente da UEFA. Isto é algo que não ajuda os clubes portugueses, neste caso o FC Porto, e vai causar-nos alguns problemas, certamente. É um cenário inédito, mas na época passada também vi o calendário ser alterado três vezes quando estava no Ajax e vou tentar encontrar soluções. O grupo está pronto e todos querem lutar. Ontem visitámos o Museu, uma boa oportunidade para vermos os troféus conquistados pelo FC Porto e percebermos que a história do Clube é feita de batalhas contra todos. Também percebemos que sem o passado não é possível haver um presente e um futuro.”
O Rio Ave
“Empataram três jogos, é difícil vencê-los e são um clube que representa o espírito do proprietário, que quer sempre melhorar as equipas. Mudaram de treinador, foram buscar o treinador grego que no ano passado venceu a Youth League e que costumava jogar com três centrais. Têm ferramentas para nos criar problemas, nós já as analisámos e preparámos o jogo da melhor forma possível. Estudámos com detalhe os jogos do treinador deles no Olympiacos, para termos uma imagem melhor do que poderá acontecer durante o jogo e fizemos o nosso trabalho. Claro que isso é só uma parte, o principal é estarmos prontos, sermos competitivos e encararmos o jogo com a mentalidade certa.”
Martim Fernandes e William Gomes
“Treinaram hoje. O William é 99% certo que vai estar nos convocados e a situação do Martim ainda teremos de analisar junto do departamento médico.”
José Mourinho
“Na semana passada esteve no Porto, um grande momento para ele e para o Clube celebrar o passado, mas não tive oportunidade de me encontrar com ele.”
O jogo em Arouca
“Já falei sobre isso. A decisão está pendente e vamos ver o que acontece. Seja quando for, nós estaremos prontos para esse jogo, mas neste momento o importante é estarmos bem preparados para defrontar o Rio Ave com a mentalidade certa e ignorarmos todo o ruído à nossa volta. A prioridade é o presente do FC Porto e o presente do FC Porto é o Rio Ave.”
Yann Karamoh
“Trabalhei com ele há quatro ou cinco anos, é um jogador com qualidades interessantes que ainda não se conseguiu afirmar. Quando estivemos juntos ele demonstrou coisas positivas e estou muito confiante de que ele nos vai ajudar, não só a equipa principal como a B. Agora tem de trabalhar e de voltar à melhor forma, porque é um jogador físico com muita força e vai precisar de alguns dias para estar apto.”
André Miranda, Ángel Alarcón e Gabriel Brás
“O Gabi já tinha estado connosco na pré-época e eu estou muito satisfeito com ele. É um jogador com uma grande mentalidade, que se adapta e aprende rapidamente, e falei sobre ele com o selecionador sub-21. O Miranda e o Ángel são jogadores com caraterísticas diferentes, ambos precisam de compreender melhor as necessidades da primeira equipa e estão a dar-se muito bem. Especialmente o Ángel, que nas últimas duas semanas mudou o mindset e percebeu como deve encarar tudo o que envolve a performance: nutrição, recuperação, sono, trabalho extra. Tem-se esforçado muito para ter uma oportunidade e vai ser inscrito na lista da UEFA, porque eu acredito que ele merecesse essa oportunidade de continuar perto do plantel principal.”
José Mourinho
“Não sou eu que tenho de falar sobre a carreira do mister Mourinho. É uma lenda do futebol nacional e internacional, uma referência para muitos treinadores e para mim também, pelo que fez no passado. Há coisas a acontecer, mas ainda nada é oficial e por isso não vou comentar. Nem me cabe a mim comentar o que acontece fora daqui. Só me interessa o que se passa no FC Porto, é tudo o que posso dizer à parte de que tenho muita admiração pelo que ele fez durante a carreira.”
Um novo central?
“O Clube e o presidente estiveram muito ativos nos últimos dias a avaliar todas as possibilidades, mas todos os jogadores do FC Porto devem preencher determinados requisitos e por isso não vamos fazer contratações em pânico ou aquisições de emergência. Temos algumas dificuldades, sim, mas vamos atuar da melhor forma possível. A chegada do Karamoh vai nessa direção, mas na defesa ainda podemos recuperar alguns jogadores e o Gabi também pode dar o salto, o Martim está perto de voltar, o Alberto também, o Pablo pode jogar em várias posições, impedimos a ida do Tomás Pérez para a seleção nacional e dentro disto vamos ter de encontrar a solução ideal para as nossas necessidades.”
André Castro
“Conhecia-o como jogador desde que comecei a acompanhar o futebol português. Recebi um feedback muito positivo das pessoas do Clube sobre ele, nas últimas semanas passámos algum tempo juntos no relvado, enquanto alguns jogadores da equipa B nos vinham ajudar a preparar diferentes cenários, adoro a energia e a forma como ele se coloca ao serviço do FC Porto e, posto isso, decidimos mantê-lo por perto com o papel que já tinha antes, de fazer a ligação entre a equipa principal e a formação, ajudando-nos com os jogadores extra que por vezes temos nos treinos. É mais uma voz e um grande coração portista na equipa técnica.”"

Retirado do site oficial do FC Porto.

2 - O meu palpite para a equipa titular é: 
Diogo Costa; Pablo Rosario, Jan Bednarek, Jakub Kiwior, Francisco Moura, Alan Varela, Victor Froholdt, Rodrigo Mora, Pepê, Borja Sainz e Samu.

3 - Sobre o jogo 
Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Francesco Farioli transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; rigoroso; empenhado; ambicioso; motivado; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar. 
Força FC Porto!
 

Sem comentários: