domingo, 21 de fevereiro de 2016

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Moreirense 2



Vitória Difícil

Ao final de tarde deste Domingo o FC Porto recebeu o Moreirense, em jogo a contar para a 23ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 3-2.
Para este encontro Peseiro apostou num onze composto por: Casillas; Maxi, Marcano, Chidozie e Layun; Danilo, Herrera e André André; Corona, Suk e Brahimi.
O FC Porto ainda estava a procurar adaptar-se à tática adversária, quando aos 10 minutos e após um primeiro aviso, um remate ao lado  da baliza defendida por Casillas, os de Moreira de Cónegos ativaram o marcador, o guarda-redes ainda defendeu o primeiro remate, mas não conseguiu impedir o golo. Primeiro balde de água fria nas bancadas do Dragão. O FC Porto procurou reagir de imediato e em dois lances ficou perto do empate, no primeiro Suk viu o guarda-redes adversário negar-lhe os festejos; e no segundo lance Danilo cabeceou ao lado. Costuma-se dizer que quem não marca sofre e foi o que se passou. Num rápido contra-ataque, ao minuto 28, o Moreirense ampliou a vantagem. Segundo balde de água fria nas bancadas. Perante a desvantagem e sabendo que não podia perder mais pontos, a equipa intensificou a pressão junto da baliza contrária. Maxi e André André viram o guarda-redes adversário  negar-lhes a possibilidade de fazer golo e a barra da baliza intrometeu-se no remate de Suk. Mas ao minuto 41 a história deste jogo começou a mudar, Layun reduziu a desvantagem, na conversão de uma grande penalidade.
Ao intervalo Peseiro promoveu uma alteração no xadrez azul e branco, trocando Corona por Evandro. Mas pertenceram aos de Moreira de Cónegos os primeiros lances de perigo, defendidos prontamente por Casillas. Na resposta Brahimi esteve perto de ser feliz, não fosse o guarda-redes adversário; Maxi voltou a tentar marcar, mas desta vez a bola foi ao lado. E ao minuto 73 Suk devolveu o empate ao marcador, dando a melhor sequência a um canto cobrado por Layun. Com o empate aumentava a crença na reviravolta. E apenas 4 minutos depois Evandro fez o golo que permitiu ao FC Porto dar a volta ao marcador.
Este era um jogo que não se esperava fácil, e não o foi de todo. O Moreirense procurou estar sempre organizado a defender, aproveitando para criar perigo, sobretudo, em lances de contra-ataque. E o FC Porto apresentou dificuldades em desmontar a teia defensiva do adversário. Mas perante a desvantagem de dois golos, a equipa teve a garra e o discernimento suficientes para dar a volta ao marcador. Foi uma reviravolta difícil e importante, da qual se destacam Layun, não só por ter marcado, mas também por, mais uma vez ter dado a marcar; Suk pelo seu primeiro golo com a camisola portista e por tudo o que fez em jogo; Evandro pelo golo da vitória; e Peseiro, por ter arriscado tudo o que tinha a arriscar, sobretudo quando optou por retirar do campo o central Chidozie, para colocar mais um homem na frente de ataque, Marega.
Nota-se que a confiança está a voltar a esta equipa, e o quanto isso é importante… assim como, em sentido inverso, nota-se que a ansiedade começa a diminuir, o que faz com que a equipa consiga ter o discernimento que precisa para fazer o que tem de ser feito.
Eu hoje estive lá… e alegrou-me a forma como os adeptos portistas deram força à equipa, sobretudo no segundo tempo, empurrando-a para a vitória. É ou não é mais bonito assim, do que aqueles assobios sem nexo? Hoje fiquei com a sensação que os assobios eram dirigidos aos adversários e quando não era assim, sobreponham-se as palmas… Espero que a atitude de apoiar a equipa tenha vindo para ficar, é que juntos somos mais fortes! E hoje sentiu-se essa força.
Em suma, esta foi uma vitória difícil, mas muito importante, pautada pela garra e o querer da equipa que nunca desistiu de procurar dar a volta a um resultado negativo.
Com esta vitória os Dragões permanecem a três pontos do Benfica e Sporting, sendo que o segundo tem menos um jogo.
Vamos Porto!




Sem comentários: