segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Balanço de 2018


Chegado o final do ano é o momento de fazer um balanço dos acontecimentos e, dessa forma, fazer uma retrospetiva. 2018 foi um bom ano para o FC Porto, foi o ano em que os Dragões conseguiram o objetivo máximo a que se propuseram, voltar a vencer o campeonato.
No que se refere às duas taças do futebol português, a Taça da Liga e a Taça de Portugal, o FC Porto teve como carrasco o Sporting, já que caíram, numa e noutra prova, nas meias finais, perante os leões.
No que diz respeito à Liga dos Campeões, os Dragões foram eliminados pelo Liverpool  nos oitavos de final da prova. A passagem aos quartos de final ficou hipotecada logo na primeira mão, uma vez que os portistas perderam em casa por 0-5. De nada valeu o empate a 0 no terreno dos ingleses. No entanto o objetivo máximo traçado para a prova rainha do futebol europeu foi alcançado, chegar aos oitavos de final.
No que concerne ao principal objetivo da época, o campeonato, o FC Porto conquistou-o brilhantemente, resgatando assim o título que lhe fugia há 4 épocas. Na antepenúltima jornada do campeonato o Benfica foi surpreendido pelo Tondela e o FC Porto fez o que tinha a fazer, venceu no terreno do Marítimo. Dessa forma o título ficou mais perto. Na jornada seguinte, o título bateu à porta do hotel onde os Dragões estavam a estagiar, já que no clássico que opôs Benfica e Sporting saiu o resultado que permitiu que os azuis e brancos entrassem em campo já campeões. Começou, então, uma bonita festa. Num Estádio do Dragão a rebentar pelas costuras, o FC Porto, já campeão, defrontou o Feirense, venceu o jogo e no final recebeu a taça. No fim-de-semana seguinte a festa continuou, desta feita na baixa da cidade do Porto com os portistas a pintarem a avenida dos Aliados de azul e Branco. Foi bonito, foi especial, foi tanto Porto!
Entretanto outra época desportiva começou, novos objetivos foram traçados e, até ao momento, dois já foram cumpridos.
O FC Porto começou a época 2018-2019 a vencer a Super Taça, primeiro objetivo concretizado.
Na Liga dos Campeões os portistas garantiram presença nos oitavos de final da prova, objetivo traçado no início da época. E conseguiram-no brilhantemente. Venceram o grupo, onde somaram 16 pontos, igualando assim um recorde de pontos que vinha da década de 90; e foram a equipa que somou mais pontos na fase de grupos. Entretanto já se sabe que o adversário dos oitavos de final é o AS Roma.
Na Taça de Portugal, os azuis e brancos garantiram a presença nos quartos de final, onde irão defrontar, já em Janeiro, o Leixões.
No que se refere à Taça da Liga, os Dragões estarão presentes nas meias finais da prova, onde irão defrontar o Benfica.
Quanto ao campeonato, o FC Porto lidera a prova, depois de já ter atravessado fazes menos boas. Por duas vezes os azuis e brancos foram derrotados, uma delas em casa frente ao Vitória de Guimarães e outra na Luz. De referir que após a derrota frente ao Benfica os Dragões arrancaram para uma série de vitórias, contabilizando até ao momento 16 vitórias consecutivas nas quatro provas. Desta forma foram ultrapassadas as 15 vitórias consecutivas conseguidas na década de 80. Vamos porto! Vamos continuar a fazer história!
Por fim, é importante destacar o mar azul. Todos aqueles adeptos que semana após semana acompanham a equipa para todo o lado, num apoio incondicional e constante que faz com que a magia do Dragão se espalhe pelos estádios onde joga o FC Porto. Obrigada, vocês são a voz do Dragão, vocês representam cada um dos adeptos que, pelas mais diversas razões, não conseguem acompanhar ao vivo a equipa do coração. Bravo! Vocês são Porto! Somos Porto!
Quero aproveitar para desejar a todos os portistas que o ano de 2019 seja pintado de azul e branco; que seja repleto de paz, alegria, tolerância, compreensão, solidariedade, amizade, saúde, sucesso; e que em maio estejamos juntos a festejar o bicampeonato. Vamos Porto! Feliz 2019!


Sem comentários: