domingo, 30 de dezembro de 2018

Crónica e Análise: Belenenses 1 -FC Porto 2


1 – Crónica

No final de tarde deste Domingo o FC Porto deslocou-se ao terreno do Belenenses, em jogo a contar para a 4ª jornada da fase de grupos, grupo C, da Taça da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-2.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Vaná; Maxi, Felipe, Éder Militão e Alex Telles; Danilo, Herrera e Bruno Costa; Brahimi, Marega e Corona.
O FC Porto não entrou bem em jogo, contrariamente ao que sucedeu com o Belenenses, que ao minuto 4, ativou o marcador. Os Dragões demoraram algum tempo a conseguir reagir à desvantagem. Ao minuto 20 surgiu a primeira tentativa de reação por parte de Bruno Costa, depois foi Marega e Corona a tentar, sendo que o mexicano ficou perto do golo em três ocasiões e Marega em duas. Assim o intervalo chegou com os portistas em desvantagem.
Pouco depois do início do segundo tempo, minuto 53, Marega reestabeleceu a igualdade no marcador. Minutos depois, minuto 63, foi Soares quem colocou os Dragões em vantagem no marcador. Até ao final mais golos poderiam ter surgido, no entanto, ou porque o guarda-redes contrário não o permitiu – o que aconteceu por três vezes – ou porque os Dragões não tiveram nem calma nem pontaria para o fazer.
Com esta vitória o FC Porto garantiu a presença nas meias finais da Taça da Liga, que se jogará em Braga e em que os Dragões defrontarão o Benfica.

2 – Análise

Não se esperava um jogo fácil e, de facto, não o foi. O Belenenses entrou a ganhar e os Dragões demoraram a reagir à desvantagem e a encontrar forma de chegar à área contrária. Na verdade, foi mesmo necessário que Sérgio Conceição, antes do intervalo, promovesse duas alterações, de modo a fazer com que a equipa conseguisse mudar o comportamento em campo. Aos poucos os portistas começara a conseguir pressionar um pouco mais, no entanto sem criar real perigo. Veio o segundo tempo e com ele a necessidade de dar a volta à situação em 45 minutos. Foi o que o FC Porto fez. Foram dois golos mas poderiam ter sido mais. Destaco Marega e Soares, pelos golos que marcaram. Que no ano de 2019 o FC Porto acabe com este hábito de sofrer primeiro e depois partir atrás do resultado, não vale a pena correr esse risco e preferimos o registo em que os Dragões entram em vantagem para gerir o resultado da melhor forma.
Em suma, foi uma vitória difícil, mas justa. O próximo jogo é em 2019 para o campeonato. Vamos Porto!


Sem comentários: