terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Crónica e Análise: Leixões 1 – FC Porto 2


1 – Crónica

No início de noite desta terça o FC Porto deslocou-se ao terreno do Leixões, em jogo a contar para os quartos de final da Taça de Portugal. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-2.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Fabiano; Mbemba, Felipe, Pepe e Alex Telles; Herrera, Óliver e Corona; Adrián, Fernando Andrade e André Pereira.
O FC Porto entrou bem em jogo, com Herrera, ao minuto 11, a colocar os Dragões em vantagem. Os de Matozinhos tentaram reagir, mas a defesa portista não o permitiu. Do outro lado do campo, Fernando, por duas vezes, ficou perto de marcar, contudo não conseguiu ser feliz.
O Leixões entrou melhor no segundo tempo e aos poucos foi ganhando os metros que o FC Porto permitiu que os matosinhenses ganhassem. Ao minuto 78, surgiu o empate. Os Dragões tentaram reagir, mas sem sucesso.
No prolongamento o FC Porto carregou à procura do golo, obrigando o Leixões a defender-se. E nesta fase o guarda-redes dos de Matozinhos assumiu um papel de destaque quando, por duas vezes, impediu os festejos portistas. Soares chegou mesmo a marcar, mas o golo foi anulado por fora de jogo que não existia. Até que, ao minuto 118, Hernâni colocou os Dragões em vantagem. O Leixões ainda tentou reagir, mas faltou as forças.
Com esta vitória o FC Porto garante a presença nas meias finais da Taça de Portugal, onde vai defrontar o Sporting de Braga.

2 – Análise

Num jogo da Taça não há jogos fáceis, este não se esperava que fosse diferente e, de facto não o foi. O FC Porto esteve melhor no primeiro tempo, marcou cedo, conseguiu garantir que o Leixões não representasse um perigo eminente para a baliza de Fabiano. Mas na segunda parte alterou-se o rumo do jogo. Os Dragões começaram a querer gerir, quanto a mim cedo de mais, um magro resultado. Tal deu força e argumentos ao Leixões que, de facto, não tinha nada a perder. E os de Matozinhos acabaram por igualar e empurrar o jogo para prolongamento. Mais 30 minutos de jogo era tudo o que o FC Porto não precisava… e não havia necessidade de ter recorrido a esse tempo extra para desempatar o jogo, bastava não tratar de começar a gerir um resultado de 0-1, quando ainda faltava tanto para jogar. Veio então o prolongamento e Soares até marcou, mas o árbitro anulou, mal, o golo portista. Foi Hernâni que saiu do banco e resolveu o jogo. Destaco, por isso, Hernâni.
Em suma, não foi um jogo fácil, porque o próprio FC Porto tratou de o dificultar, mas a vitória acaba por ser justa. Segue-se o campeonato. Vamos Porto!



Sem comentários: