quarta-feira, 15 de julho de 2020

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Sporting 0


1 – Crónica

Na noite desta quarta o FC Porto recebeu o Sporting, em jogo a contar para a 32ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-0.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Marchesin; Manafá, Pepe, Mbemba e Alex Telles; Danilo, Loum e Otávio; Fábio Vieira, Marega e Luis Diaz.
O Sporting entrou com tudo e marcou logo nos primeiros instantes, sendo o golo anulado. O FC Porto não demorou a responder e ao minuto 12, Luis Diaz fez golo, no entanto, o golo também foi anulado. Ao minuto 19, o Sporting voltou a tentar criar perigo, no entanto a bola não levou o caminho da baliza de Marchesin. Depois, Mbemba, minuto 22; Otávio, minuto 24; e Luis Diaz, minuto 25 não conseguiram acertar na baliza adversária. Do outro lado do campo, ao minuto 34, o Sporting ficou perto de marcar. Minutos depois, minuto 42, Pepe ficou perto de marcar.
No segundo tempo, o ritmo de jogo baixou um pouco. Ao minuto 63, Fábio Vieira quase marcava, contudo, viu o seu remate bater com estrondo na barra da baliza. Ao minuto 64, Danilo colocou os Dragões em Vantagem. E já no tempo de compensação, minuto 91, Marega aumentou a vantagem portista no marcador.
Com esta vitória o FC Porto soma 79 pontos e sagrou-se campeão nacional 2019-2020.

2 – Análise

O FC Porto entrou em campo sabendo que faltava apenas um ponto para alcançar o objetivo mais importante da época, ser campeão. Contudo defrontar o Sporting nunca é fácil. E, de facto não o foi. O que também não é fácil, é escrever algo sobre um jogo que terminou em festa e em conquista do título. Mas vamos a isso! Diria que foi um jogo interessante, nem sempre bem disputado, entre duas equipas que sabiam bem o que queriam: uma vencer para resolver a questão do título; a outra para somar pontos na luta pelo terceiro lugar. Mas o FC Porto foi quem conseguiu marcar e ser feliz. Verdade seja dita, apesar do Sporting ter procurado criar perigo, a defesa portista nunca permitiu que os leões dispusessem de claras oportunidades de golo. Era preciso 1 ponto, mas a equipa fez questão de somar 3! Destaco Danilo e Marega, pelos golos que fizeram.
Em suma, o FC Porto é campeão! Foi difícil, mas o título é dos Dragões! É pena que, infelizmente, pela força das atuais circunstâncias a festa foi a porta fechada. Quanta falta faz o mar azul, quanta falta faz a energia dos adeptos, quanta falta fazem os aplausos, quanta falta fazem as vozes, quanta falta fazem os cânticos… Foi uma festa diferente, apesar da alegria da conquista, um pouco triste. Sim, não consegui deixar de sentir tristeza por a festa ser longe dos adeptos.
Irei, oportunamente, falar sobre esta época difícil, mas para já tenho de agradecer a Sérgio Conceição, por nunca ter desistido de acreditar e não ter deixado os seus jogadores desistirem, mesmo quando tudo parecia perdido, obrigada Mister! Obrigada aos jogadores, por mesmo nos momentos mais difíceis, não terem desistido de lutar, obrigada guerreiros! Obrigada Presidente Pinto da Costa, por ser o timoneiro deste clube e acreditar, sempre, que é possível; obrigada por ter mantido a confiança no treinador, numa altura em que o caminho mais fácil poderia ser retirar-lhe o tapete, obrigada Presidente! Obrigada FCPorto! Nós Somos Porto! Sempre! NÓS SOMOS CAMPEÕES!





Sem comentários: