domingo, 5 de julho de 2020

Crónica e Análise: FC Porto 5 – Belenenses 0


1 – Crónica

Na noite deste Domingo o FC Porto recebeu o Belenenses, em jogo a contar para a 30ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 5-0.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Manafá, Pepe, Mbemba e Alex Telles; Uribe, Sérgio Oliveira e Otávio; Corona, Soares e Marega.
O FC Porto entrou em jogo com mais bola, mas sem pressionar em demasia a defesa contrária. Ao minuto 11, Sérgio Oliveira fez o primeiro remate à baliza contrária, que o guarda-redes defendeu. O Belenenses respondeu ao minuto 14, com a bola a passar ao lado da baliza à guarda de Marchesin. Os visitantes voltaram a criar perigo ao minuto 20, com um remate por cima. Mas ao minuto 31, Soares ativou o marcador. Pouco depois o FC Porto voltou a marcar, por intermédio de Uribe, contudo, o golo foi anulado.
No segundo tempo, ao minuto 58, Marega aumentou a vantagem portista no marcador. Entretanto, Sérgio Conceição lançou Fábio Vieira para o lugar de Otávio e o jovem Dragão ficou perto de marcar. Minutos depois, minuto 75, o árbitro assinalou uma grande penalidade que Alex Telles encarregou-se de converter no terceiro golo da equipa. O Belenenses tentou responder ao minuto 78, com a bola a acertar no poste. Ao minuto 82, Alex Telles ofereceu a Fábio Vieira a possibilidade de converter um livre direto  no quarto golo dos portistas e o miúdo não desperdiçou a oportunidade. Para fechar as contas do jogo, ao minuto 92, Luis Díaz fez o quinto golo dos Dragões.
Com esta vitória o FC Porto soma 73 pontos, mais 6 do que o segundo classificado, o Benfica.

2 – Análise

Foi um jogo de mão cheia. Não se esperava um jogo fácil e, de facto, o Belenenses veio apostado em dificultar a vida aos Dragões. A primeira parte não foi tão interessante, mas o mais importante foi garantido, a vantagem ao intervalo, por 1 golo. O segundo tempo foi bem mais interessante, com a equipa mais solta e mais 4 golos. Destaco Soares; Marega; Alex Telles; Fábio Vieira, bem Alex Telles a deixar ser o miúdo a marcar o livre; e Luis Diaz.
Em suma, foi uma vitória clara e inequívoca dos Dragões. Faltam 6 pontos para o tão desejado objetivo, mas o FC Porto pode sagrar-se campeão na próxima jornada, se vencer em Tondela e o Benfica perder em Famalicão. Seja na próxima jornada ou na seguinte, Vamos Porto!



Sem comentários: