sábado, 30 de julho de 2022

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Tondela 0

1 – Crónica

 

No início de noite deste sábado, o FC Porto defrontou o Tondela, em Aveiro, na Final da SuperTaça. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 3-0.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Marchesin; João Mário, Pepe, Marcano e Zaidu; Uribe, Grujic, Pepê, Taremi, Evanilson e Danny Namaso.

Uma primeira parte em que o FC Porto teve algumas oportunidades para marcar, mas que viu o guarda-redes contrário exibir-se a bom nível. Ao minuto 6, Danny Namaso foi o primeiro a tentar acertar no alvo e colocar os Dragões em vantagem, mas o guarda-redes do Tondela desviou a bola. Ao minuto 10, Evanilson tentou a sorte, mas tal como tinha acontecido com Namaso, o guarda-redes contrário levou a melhor. Mais tarde Danny Namaso e Grujic, tentaram acertar no alvo, mas contaram sempre com um oponente, o guarda-redes. Até que ao minuto 30, na sequência de um canto cobrado por João Mário, Evanilson desviou a bola e Taremi colocou os Azuis e brancos em vantagem no marcador. Três minutos depois, minuto 33, Taremi acertou em cheio no ferro e na sequência da jogada, Evanilson aumentou a vantagem portista no marcador. Até ao intervalo, Danny Namaso sofreu falta no interior da área que não foi sancionada.

No segundo tempo, foi Namaso o primeiro a procurar criar perigo. Entretanto, do outro lado do campo, o Tondela procurou criar perigo, conquistando alguns cantos mas sem criar real perigo para a baliza à guarda de Marchesin. O tempo foi passando e eis que ao minuto 86, Taremi bisou no jogo, fixando o resultado final nos 3-0.

Com esta vitória o FC Porto conquistou a 23ª SuperTaça do seu palmarés.

 

2 – Análise

 

O FC Porto começou a época 2022-2023 da mesma forma que havia terminado a época 2021-2022: a defrontar o Tondela e a conquistar um troféu. Foi um jogo interessante, com o FC Porto a procurar impor-se e o Tondela a procurar contrariar a estratégia de jogo portista. Na primeira parte valeu aos Beirões o guarda-redes. É que os Dragões fizeram 2 golos, mas podiam ter marcado mais. No segundo tempo, os de Tondela procuraram dar alguma luta e até conquistaram cantos, mas quem voltou mesmo a marcar foram os portistas. A equipa está ligada entre si, focada na estratégia e mesmo faltando limar algumas arestas, o que é normal, parece estar no bom caminho. Deste jogo destaco Taremi (respondeu bem às críticas e às más traduções da melhor forma) e Evanilson, pelos golos.

Em suma, foi um FC Porto competente, rigoroso, ambicioso, concentrado, motivado e confiante que venceu de forma justa e inequívoca um adversário que, espero, que brevemente volte à primeira liga. No próximo fim-de-semana arranca o campeonato, aquele que é, sempre, o principal objetivo dos Dragões. Vamos Porto!

 

 

 

Sem comentários: