sábado, 28 de janeiro de 2023

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Sporting 0

1 – Crónica

 

No início de noite deste sábado, o FC Porto defrontou o Sporting, em Leiria, em jogo a contar para a final da Taça da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-0.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Cláudio Ramos; João Mário, Pepe, Marcano e Wendell; Uribe, Eustáquio, Otávio, Pepê, Galeno e Taremi.

O FC Porto entrou a procura de dominar e controlar os primeiros minutos de jogo. Ao minuto 10, Eustáquio colocou os Dragões em vantagem no marcador. Do outro lado do campo, o Sporting procurou reagir e, ao minuto 12, chegou a marcar, sendo o golo anulado por fora de jogo. Os leões continuaram a procurar empatar o jogo e deram trabalho à defesa portista. Ao minuto 35, o Sporting ficou muito perto de marcar com a bola a ir primeiro à trave e depois ao poste no mesmo lance.

No segundo tempo, o jogo foi mais tático, com pouco espaço de parte a parte para criar perigo. Até que ao minuto 86, Marcano aumentou a vantagem no marcador e fixou o resultado final nos 2-0.

Com esta vitória o FC Porto conquistou a primeira Taça da Liga, que faz do FC Porto o clube mais titulado da história do futebol português com 83 títulos oficiais e que faz de Sérgio Conceição o treinador com mais títulos dos Dragões.

 

2 – Análise

 

O FC Porto venceu, finalmente, a Taça da Liga, na quinta final em que os Dragões participaram. Este era o troféu que faltava no Museu do FC Porto, na História do clube e no palmarés do Presidente Pinto da Costa. Como é óbvio estou satisfeita com a conquista. Mas para mim esta prova é, sempre, o último dos objetivos de uma época. E não é porque hoje o FC Porto a conquistou que a minha opinião muda. Mas a verdade é que a Taça da Liga assumiu outra relevância, desde que Sérgio Conceição assumiu o comando dos Dragões.

As finais não são para se jogar, são para se ganhar. Quantas vezes ouvimos esta expressão? E hoje não foi diferente. Não se esperava um jogo fácil, em primeiro lugar por ser uma final e depois por ser um clássico. Não foi um jogo brilhante, aqui e a li pouco interessante, com o FC Porto a colocar-se na frente do marcador relativamente cedo. Mas o Sporting não se deu por vencido e deu trabalho. Sendo que hoje a sorte esteve do lado dos portistas, já que no lance mais perigoso dos leões a bola bateu, primeiro na barra da baliza e depois no poste. Esse podia ser um sinal que hoje era dia de sorte. No segundo tempo os Dragões procuraram controlar o jogo e aumentaram a vantagem já perto do final. Deste jogo destaco Eustáquio e Marcano, pelos golos que permitiram ao FC Porto conquistar a primeira Taça da Liga.

Em suma, foi uma final que o FC Porto jogou e venceu. Mas o foco tem de mudar rapidamente para o campeonato, vem aí, já na quarta, um jogo difícil e eu vou lá estar na bancada para apoiar o meu FC Porto. Vamos Porto!

 

 

 

 

Sem comentários: