sábado, 21 de janeiro de 2023

Crónica e Análise: Vitória de Guimarães 0 – FC Porto 1

1 – Crónica

 

No início de noite deste sábado, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Vitória de Guimarães, em jogo a contar para a 17ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-1.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Marcano e Wendell; Uribe, Eustáquio, Otávio, Galeno, Taremi e Toni Martínez.

Uma primeira parte em que o Vitória procurou defender-se e que o FC Porto teve dificuldade em encontrar o caminho da baliza adversária. Ao minuto 19, após cruzamento de João Mário, Wendell procurou provocar o erro ao adversário, sem sucesso. Mais tarde, Galeno tentou a sorte, mas a bola foi ao lado. Ao minuto 33, Taremi, perante a saída do guarda-redes adversário, não conseguiu concretizar. Do outro lado do campo, minuto 37, o Vitória dispôs de uma oportunidade de perigo, com a bola a ir ao lado da baliza à guarda de Diogo Costa. Já perto do intervalo, minuto 47, João Mário colocou os Dragões em vantagem.

No segundo tempo o FC Porto manteve-se por cima. Ao minuto 62, Taremi não acertou no alvo. 10 minutos depois, foi Pepê a não ter a pontaria afinada. Sem mais ocasiões de perigo a registar, o final do jogo chegou com a confirmação da vitória dos Dragões.

Com este resultado o FC Porto soma 39 pontos e permanece a 5 pontos da liderança do campeonato.

 

2 – Análise

 

A deslocação a Guimarães não costuma ser fácil e, hoje não se esperava que fosse exceção. E, de facto, não foi fácil. Não foi um jogo brilhante, ou se quer interessante, o FC Porto teve mais bola e mais remates, embora apenas 2 enquadrados com a baliza adversária, sendo que 1 foi golo. Ou seja, o Vitória entrou em campo determinado a, em primeiro lugar anular a estratégia do FC Porto e, condicionou muito. No final sobrou o mais importante, os 3 pontos. Deste jogo destaco João Mário, pelo golo.

Em suma, foi uma vitória importante num terreno difícil. Segue-se a Taça da Liga. Vamos Porto!

 

 

 

Sem comentários: