sábado, 3 de junho de 2023

Antevisão da Final da Taça de Portugal

1 – Aqui está a antevisão de Sérgio Conceição e de Pepe da final da Taça de Portugal, frente ao Sporting de Braga.

 

““AMANHÃ É COMO SE FOSSE O PRIMEIRO TÍTULO PARA NÓS”

Sérgio Conceição anteviu a final da Taça de Portugal, que se joga em Oeiras a partir das 17h15 de domingo

“Amanhã é como se fosse o primeiro título” para Sérgio Conceição e os seus atletas. “A vontade de ganhar ainda mais” acresce todos os dias “a quem está habituado a ganhar e é verdadeiramente competitivo no dia a dia”, de acordo com o técnico portista, mas para erguer a prova rainha é preciso derrotar um SC Braga que, entre outras valias, tem “um treinador que bateu todos os recordes este ano no clube”. Às 17h15, o “nervoso miudinho” vai fazer-se sentir porque é hora de “conquistar mais um título para o FC Porto” e terminar a época com “três dos quatro títulos nacionais”. O “estado de espírito foi o mesmo” da restante temporada ao longo da “boa semana de trabalho”, o que não deixa o treinador azul e branco com dúvidas: Os Dragões estão “preparados para ganhar o jogo” em Oeiras.

1998, uma invasão azul e branca e mais um título em Oeiras

“As memórias dessa final, da forma intensa que vivo o meu dia, há muita coisa que se apaga. Lembro-me desse dia com alegria, tenho uma imagem forte de olhar apara a bancada azul e branca e de comemorar com os adeptos. Foi mais um jogo, uma final disputada, ganhámos com todo o mérito e foi um título que conquistei com muito prazer e orgulho por este clube.”

Ambição e foco intactos para o último jogo da temporada

“Isso não existe. Podemos acabar a época amanhã com três dos quatro títulos nacionais. Tivemos uma boa semana de trabalho, sempre dentro da mesma forma, não com brilho ou vontade a mais porque isso sempre tivemos durante a época. Nesta competição, desde o jogo com o Anadia até hoje sempre tivemos o mesmo estado de espírito e esta semana foi o mesmo para amanhã estarmos preparados para ganharmos o jogo.”

A titularidade de Pepe e as diferenças entre Grujic e Eustaquio

“Ainda não dei o onze aos meus jogadores. Posso confirmar o Pepe como titular por aquilo que disse de mim, convém [risos]. As diferenças entre o Grujic e o Eustaquio são visíveis, dentro da mesma posição têm caraterísticas necessárias, dependendo dos jogos e do momento, e ambos estão aptos, até podem jogar os dois.”

As diferenças entre a teoria e a prática e a constante vontade de triunfar

“Este ano, os jogos teoricamente mais acessíveis não o foram e nos mais complicados demos uma excelente resposta. O campo teórico é uma coisa e a prática é outra, depende muito do que fizermos amanhã no jogo. Sabemos o que fazer para termos vantagem neste jogo, não só a estratégia vai ser importante, mas também o campo emocional, que tem que ver com a personalidade da equipa e a ambição de conquistar mais um título. E não é quem tem mais ou menos títulos que tem mais ou menos ambição. A quem está habituado a ganhar e é verdadeiramente competitivo no dia a dia, acresce a vontade de ganhar ainda mais. É o que passo para a equipa. Amanhã é como se fosse o primeiro título para nós.”

Os elogios ao homólogo bracarense

“Cada jogo tem a sua história. Este é uma final, um jogo que tem de ficar decidido amanhã e todos os jogos são diferentes. Em relação à responsabilidade de cada equipa, estive a ouvir a conferência do meu colega e, como ele admitiu, é 50/50. A distância do SC Braga para o FC Porto é muito menor do que há uns anos, estamos a falar de um treinador que bateu todos os recordes este ano no clube, do que é para alguns o treinador mais pontuado da Liga, por isso esperam-nos dificuldades frente a uma equipa que fez um excelente campeonato. Nós fizemos um campeonato muito bom, não excelente, senão tínhamos ganho.”

O sabor especial da Taça

“É um jogo que gosto muito. É a sexta final que disputo, já tenho alguns anos disto. Mas continuo a sentir muito o nervoso miudinho ao entrar aqui, principalmente à tarde, neste estádio emblemático para poder conquistar mais um título para o FC Porto.””.

 

 

““QUEREMOS DAR UMA ALEGRIA AOS NOSSOS ADEPTOS NUM DIA SEMPRE ESPECIAL”

Pepe esteve ao lado de Sérgio Conceição e perspetivou a final da Taça de Portugal (domingo, 17h15)

É já amanhã, a partir das 17h15 (RTP1), que cai o pano sobre a época 2022/23. SC Braga e FC Porto vão disputar a final da Taça de Portugal no Estádio do Jamor e Pepe reconheceu que os Dragões terão pela frente “uma equipa muito boa”, mas a semana de trabalho foi muito positiva e o coletivo portista está preparado para dar “uma boa resposta”. “É um dia especial, não só para nós jogadores, mas também para os adeptos e para o futebol. É uma final que todos desejam disputar, mas só lá podem estar duas equipas”, acrescentou o capitão azul e branco.

O SC Braga

“O SC Braga é uma equipa muito boa, já tivemos oportunidade de os defrontar no campeonato. É uma equipa que trabalha muito, que sai muito bem nas transições. Trabalhámos forte durante esta semana, como sempre, para estarmos bem preparados e darmos uma boa resposta nesta final.”

 

Nervoso como na primeira vez

“Esta final é como se fosse a primeira. Sou um privilegiado por poder levantar-me todos os dias e ir treinar no Olival. Vou disputar a final de amanhã como se fosse a primeira, sinto aquele nervosismo cá dentro e isso é bom, pois deixa-nos alerta. Estou preparado e disponível para ajudar os meus companheiros e o meu clube.”

Um dia especial para todos

“Ainda me faltam aqui alguns anos como jogador, mas o convívio que há ao redor do estádio entre as pessoas é sempre especial. É um dia especial, não só para nós jogadores, mas também para os adeptos e para o futebol. É uma final que todos desejam disputar, mas só lá podem estar duas equipas. Queremos dar uma alegria aos nossos adeptos num dia sempre especial.”

O mister Sérgio Conceição

“Não sei [se daria um bom presidente], o que sei é que o mister é um excelente treinador e, com todo o respeito por todos aqueles com que trabalhei, foi o melhor treinador que apanhei na minha carreira. Faz com que hoje, com 40 anos, possa sentir paixão a jogar futebol e com capacidade para poder competir com os meus companheiros. Devo isso ao meu treinador, pois exige muito de mim e faz com que seja melhor a cada dia.””

 

Em

www.fcporto.pt

 

2 – O meu palpite para a equipa titular é:

Cláudio Ramos; Pepê, Pepe, Marcano e Zaidu; Uribe, Eustáquio, Otávio, Galeno, Taremi e Toni Martínez.

 

3 – Sobre o jogo

Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Sérgio Conceição transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; coeso; confiante; concentrado; empenhado; rigoroso; determinado; motivado; ambicioso; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar.

Força FC Porto!

 

 

 

Sem comentários: