quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Crónica e Análise: Bodø/Glimt 3 - FC Porto 2

         1 - Crónica 


No final de tarde desta quarta, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Bodø/Glimt, em jogo a contar para a 1ª jornada da fase de liga da UEL. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 3-2. 

Para este jogo Vítor Bruno apostou num onze composto por: Diogo Costa; João Mário, Zé Pedro, Nehuen Pérez e Francisco Moura; Grujic, Nico González, Eustáquio, Iván Jaime, Gonçalo Borges e Samu. 

O Bodø/Glimt entrou mais perigoso, mas foi o FC Porto quem ativou o marcador. Antes, Ivan Jaime ficou perto de marcar, com o guarda-redes a levar a melhor. Este foi um aviso, já que ao minuto 8, Samu colocou os Dragões em vantagem. Mas a vantagem durou pouco, já que ao minuto 15, os noruegueses repuseram a igualdade no marcador. Minutos depois, João Mário ficou perto de repor a vantagem, mas faltou a pontaria. Quem não marca arrisca-se a sofrer. Foi o que aconteceu. Já que ao minuto 40, o Bodø/Glimt deu a volta ao marcador. E na resposta, Samu viu o guarda-redes contrário levar a melhor. 

Pouco depois do recomeço, os noruegueses ficaram reduzidos a 10. O FC Porto continuou à procura de anular a desvantagem, mas sem sucesso. No entanto, ao minuto 62, contra a corrente do jogo, o Bodø/Glimt aumentou a vantagem. O FC Porto não desistiu de procurar marcar, Galeno ficou muito perto de marcar. Do outro lado do campo, os Dragões tardavam em conseguir materializar a posse de bola em lances de perigo. Do outro lado do campo, Diogo Costa teve de dizer presente para evitar que os da casa aumentassem mais a vantagem. Na resposta, Pepê ficou perto de marcar, sem sucesso. O golo dos azuis e brancos acabou por surgir tarde, ao minuto 90, por intermédio de Deniz Gül. 

Com este resultado o FC Porto permanece com 0 pontos na UEL. 


2 - Análise 


O FC Porto entrou com o pé esquerdo na Liga Europa. Mas nada está perdido, faltam muitos pontos e ainda há como recuperar terreno. Antes do jogo, era tão fácil pensar que ia ser mais fácil, sobretudo porque, provavelmente, muitos de nós nunca nem ouvimos falar desta equipa. Mas não foi fácil e, sobretudo este jogo não correu bem aos Dragões. Parecia tudo tão fácil e simples para os noruegueses. E era, porque sem dificuldade marcaram 3 golos. Ao FC Porto faltou eficácia, na defesa para travar o ataque adversário; e no ataque para concretizar algumas das oportunidades que construíram, suficientes para não voltar para casa sem pontos. Faltou eficácia e faltou discernimento, esclarecimento, inteligência, serenidade e alguma sorte. Seja como for, deste jogo destaca-se Samu e Deniz Gül, pelos golos. 

Em suma, foi um jogo que correu mal, há que seguir em frente. Agora foco no campeonato. Vamos Porto! 


Sem comentários: