1 - Aqui está a antevisão de Francesco Farioli e de Victor Froholdt da 6ª jornada da fase de liga da UEL, frente ao Malmö.
““A MINHA MENSAGEM PARA A FAMÍLIA PORTISTA É MUITO CLARA: JUNTOS CONTRA TODOS”
Francesco Farioli conta “com o apoio dos adeptos que vão encher o Estádio do Dragão” (quinta-feira, 20h00)
A sexta jornada da Liga Europa reserva uma receção ao Malmö FF, agendada para as 20h00 desta quinta-feira (Sport TV5), e Francesco Farioli quer ver um grupo “concentrado e focado no próprio caminho”, “a jogar com força desde a primeira bola para virar o encontro na direção certa” e “a criar oportunidades sem as conceder ao adversário”. Para isso, conta com “o apoio dos adeptos que vão encher uma vez mais o Estádio do Dragão e dar o boost que o plantel precisa para este desafio” frente a uma equipa que, “apesar de ser jovem, tem muito talento” e “não vem cá para perder”.
Numa fase em que “os resultados do FC Porto são positivos na maior parte das vezes” e em que “a vontade dos jogadores de entrar em campo e ganhar qualquer jogo já parece normal”, o técnico italiano reconhece que “a pressão externa está a aumentar e que há um desejo de incendiar e gerar ruído dentro do balneário”, por isso “é ainda mais importante que o Clube esteja unido”. “A minha mensagem para a família portista é muito clara: estamos juntos contra todos”, reforçou em bom português.
Plano de jogo
“Não é tarefa fácil preparar um jogo contra uma equipa que não está a competir. Eles estão num processo de troca de treinador e vão ser orientados por um grande amigo meu, mas não tenho grandes informações. Vamos para o jogo com menos informação do que gostaríamos, temos de traçar vários planos e de ter em conta diferentes cenários. Acima de tudo, queremos entrar concentrados e focados no nosso caminho na Liga Europa. Vamos contar com o apoio dos nossos adeptos que vão encher o estádio e dar-nos o boost de que precisamos para este jogo.”
Máxima exigência
“A diferença entre os dois clubes na tabela não conta para nada, porque quando o jogo começar vai estar 0-0. Para eles, esta é a última oportunidade de continuarem na luta pela qualificação e não vêm cá para perder. Estes cenários são mais complicados do que o habitual. A nossa prioridade é jogar com tudo e entrar com força desde a primeira bola para virar o jogo na direção certa desde o princípio, respeitando a história do adversário nas competições europeias e reconhecendo que eles têm uma equipa jovem, mas com muito talento, e um treinador que vai querer terminar o percurso da melhor forma.”
Mercado à espreita
“No que diz respeito ao mercado, estamos em constante contacto com o presidente. Com a ausência do Luuk de Jong e com o mercado a chegar, o tema acaba por surgir mais vezes, temos tido várias reuniões com o departamento de scouting para estarmos preparados para a próxima janela e sermos capazes de responder às ausências do Luuk de Jong e do Nehuén Pérez. Não podemos cobrir todas as posições que queremos, mas vamos tentar ser criativos e encontrar a solução para termos um plantel capaz de lutar até ao fim.”
Chave para o sucesso
“Vamos passo a passo. Apesar de os nossos resultados serem positivos na maior parte das vezes, nós nunca estamos satisfeitos e queremos sempre fazer mais, criar mais e conceder menos. A diferença de golos pode ser decisiva na Liga Europa e pode permitir que nos qualifiquemos diretamente. Com este novo formato ainda é mais relevante e isso faz-nos querer ser decisivos nesses momentos. Ganhar e marcar mais golos pode criar um cenário muito interessante para nós, mas vamos encarar este jogo com vontade de ganhar e só depois é que veremos como corre a nível de golos. Queremos criar oportunidades e não as podemos conceder, é esse o nosso objetivo para amanhã.”
Juntos contra todos
“Temos jogado muitas vezes e, mesmo que tentemos evitar certos aspetos, eles fazem parte do jogo. O mais importante é saber reagir, como aconteceu na segunda parte do último jogo, em que fomos capazes de acelerar e encontrar a energia e atitude certas para mudar a dinâmica. O que estes jogadores estão a fazer e a colocar dentro do jogo já parece normal, a vontade de entrar em campo e ganhar qualquer jogo é-lhes natural, mas isto não é uma realidade. Já li vários artigos sobre o nosso trabalho que me deixaram a pensar e alguns até me fazem sorrir, porque eu acredito que a pressão externa está a aumentar e que há um desejo de incendiar e gerar ruído dentro do balneário. Neste momento é ainda mais importante estarmos unidos. A minha mensagem para a família portista é muito clara: estamos juntos contra todos.”
Agenda preenchida
“A nossa maior dificuldade é gerir a recuperação dos atletas em tão poucos dias. O facto de termos mais um dia para nos prepararmos dá-nos mais energia para preparar o próximo jogo. Temos de nos preparar e gerir bem essa semana livre que vamos ter, de forma a integrar os novos jogadores, a unir a equipa e a trabalhar para melhorar alguns aspetos. Temos de ver o calendário e gerir estes períodos para gerir a nossa recuperação.”
Contas feitas
“A nossa prioridade é fazer o maior número de pontos possível. Temos uma grande oportunidade para nos qualificarmos diretamente e para seguirmos em frente na competição, evitando os dois jogos do play-off. Primeiro vamos focar-nos em conquistar os pontos necessários para garantir o top-24 e, depois disso, tentaremos chegar aos lugares de qualificação direta. Temos três jogos pela frente e faltam quatro ou cinco pontos para cumprirmos o nosso objetivo.””
““TEMOS DE PENSAR JOGO A JOGO”
Victor Froholdt afirma que o objetivo é “terminar no top-8” da Liga Europa (quinta-feira, 20h00)
A Liga Europa está de regresso à cidade Invicta e com ela traz os suecos do Malmö FF ao Estádio do Dragão a partir das 20h00 desta quinta-feira (Sport TV5). Na antevisão da sexta jornada europeia, Victor Froholdt deu voz ao desejo de “terminar no top-8” e prometeu “demonstrar vontade de o fazer” num “jogo importante” para as contas do apuramento direto rumo aos oitavos de final.
“Muito feliz por jogar tantos minutos” na época de estreia por “um clube com muita qualidade” dentro do qual “todos fazem parte de uma família”, o internacional dinamarquês só pensa em “continuar a crescer para ser um jogador melhor e mais capaz de ajudar a equipa a ganhar jogos” e mostra-se “focado em continuar a crescer” e “em alcançar os objetivos”. Na Liga Europa “o objetivo é ir o mais longe possível” e para evitar o play-off serão necessários “15 ou 16 pontos” na fase de liga.
O 34.º classificado
“No campeonato e na Liga Europa vamos defrontar equipas que estão a atravessar bons e maus momentos, mas abordamos todos os jogos da mesma forma, estamos focados e sabemos o quão importante este jogo é. Queremos entrar no top-8, vamos demonstrar vontade de o fazer e temos preparado bem este jogo.”
O futebol nórdico
“Não vi muitos jogos do Malmö nos últimos tempos, mas conheço bem o futebol escandinavo e sei que todas as equipas têm qualidade individual. Preparámo-nos bem, mas não tenho um conhecimento especial desta equipa.”
Impacto positivo
“Quando cheguei ao FC Porto sabia que tinha assinado por uma equipa com muita qualidade, mas também sabia o que tinha de trazer, com o meu físico, a minha força e o meu estilo de jogo. Ainda me estou a adaptar e a desenvolver, especialmente com a bola, e temos tido muitos jogos e não muito tempo para treinar, mas tenho muitos jogos para trabalhar nas coisas em que posso melhorar e tenho de continuar a crescer para ser um jogador melhor e mais capaz de ajudar a equipa a ganhar jogos.”
O Talento do Ano
“Estou muito feliz por jogar tantos minutos, passei por vários clubes até chegar aqui e senti logo que as pessoas daqui me queriam ajudar. O mais importante é manter-me focado e continuar a crescer como jogador e claro que estou feliz pelo que já consegui, especialmente este ano e também com o prémio de Talento do Ano dinamarquês. Se ficar parado à espera do próximo sei que vai aparecer alguém por trás ainda melhor, por isso só penso em continuar a melhorar e em ajudar a equipa a alcançar os objetivos nesta temporada.”
Seguimos Juntos
“Quando cheguei tive de me adaptar a algumas mudanças culturais, mas rapidamente percebi que no FC Porto todos fazem parte de uma família e que o lema é «seguimos juntos». Adaptei-me à cidade, ao país e à equipa muito rapidamente, tenho de dar o máximo e mostrar quem é o Victor. A adaptação tem sido fácil e neste momento só penso em continuar a trabalhar em prol desta equipa.”
Os elogios de Farioli e Hjulmand
“Sobre o Hjulmand, acho que temos uma boa conexão quando jogamos juntos na seleção, mas em Portugal somos rivais e eu não quero ver o clube dele a ganhar. Mas é bom haver respeito mútuo e fico feliz pelas palavras que ele me endereçou. Quero continuar a crescer e a fazê-lo individual e coletivamente.”
Ambições europeias
“O nosso objetivo desde o início é claro: queremos ir longe na Liga Europa. Gosto dos jogos europeus e de defrontar adversários de fora de Portugal, mas temos de pensar jogo a jogo e agora temos o Malmö pela frente e vamos precisar de 15 ou 16 pontos para nos qualificarmos diretamente para os oitavos de final. Esse é o nosso principal objetivo, terminar no top-8.””
Retirado do site oficial do FC Porto
2 - O meu palpite para a equipa titular é:
Diogo Costa; Alberto Costa, Bednarek, Kiwior, Francisco Moura, Alan Varela, Froholdt, Rodrigo Mora, William Gomes,, Pepê e Samu
3 - Sobre o jogo
Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Francesco Farioli transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; empenhado; rigoroso; motivado; ambicioso; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar.
Força FC Porto!
Sem comentários:
Enviar um comentário