segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Crónica e Análise: Tondela 0 - FC Porto 2

                1 - Crónica 


Na noite deste domingo, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Tondela, em jogo a contar para a 13ª jornada da ILiga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-2. 

Para este jogo Francesco Farioli apostou num onze composto por: Diogo Costa; Alberto Costa, Bednarek, Kiwior, Francisco Moura, Alan Varela, Froholdt, Rodrigo Mora, William Gomes,, Pepê e Samu. 

Foi o Tondela o primeiro a criar perigo, logo ao minuto 3, com a defesa portista a resolver. Na resposta, ao minuto 6, o guarda- redes do Tondela desviou um corte de um colega que se dirigia para a própria baliza. Ao minuto 11, Diogo Costa levou a melhor. E, do outro lado Samu viu o guarda-redes defender o seu remate. Depois, ao minuto 19, o Tondela voltou a procurar criar perigo, com a bola a ir por cima. Na resposta, ao minuto 24, William Gomes viu um adversário desviar um cruzamento seu. Ao minuto 29, mais uma vez, o Tondela procurou criar perigo, mas novamente, Diogo Costa resolveu. Do outro lado do campo, minuto 30, William Gomes viu o guarda-redes adversário negar o golo. Ao minuto 32, os Dragões chegaram a marcar por intermédio de Rodrigo Mora, mas foi anulado por fora de jogo. 


Do outro lado do campo, já muito perto do intervalo, o Tondela também chegou a marcar, mas o golo também foi anulado por falta atacante. 

No segundo tempo, o FC Porto começou ao ataque. Primeiro, ao minuto 47, Pepê viu o guarda-redes defender. Mas o golo portista não tardaria. Ao minuto 49 Samu colocou os azuis e brancos em vantagem. Ainda os portistas festejavam o primeiro golo, já viria o segundo. Ao minuto 50 William Gomes aumentou a vantagem do FC Porto no marcador. Minutos depois, minuto 68, o Tondela procurou anular a desvantagem, com Diogo Costa a controlar. Ao minuto 72 Samu atirou por cima. Ao minuto 74, foi o Tondela a criar perigo, mas com a bola a ir por cima da baliza portista. Ao minuto 81, foi Borja a atirar por cima. Do outro lado do campo, ao minuto 83, Diogo Costa segurou um remate adversário. 

Com esta vitória o FC Porto soma 37 pontos, lidera a ILiga com mais 5 pontos que Sporting e mais 8 que Benfica. 


2 - Análise 


Não consegui acompanhar o jogo, pelo que não posso fazer uma análise ao mesmo. O importante é que o FC Porto venceu e conseguiu aproveitar da melhor forma o empate entre Benfica e Sporting para aumentar distância na frente para os dois rivais. 

Em suma, foi uma vitória importante. Segue-se a Liga Europa. Vamos Porto!


Sem comentários: