domingo, 10 de novembro de 2019

Crónica e Análise: Boavista 0 – FC Porto 1


1 – Crónica

Na noite deste domingo o FC Porto deslocou-se ao terreno do Boavista, em jogo a contar para a 11ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-1.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Diogo Costa; Manafá, Mbemba, Marcano e Alex Telles; Danilo, Loum e Otávio; Corona, Marega e Fábio Silva.
O FC Porto entrou bem em jogo e ao minuto 9, Alex Telles, na primeira oportunidade que teve, colocou os Dragões em vantagem. Ao minuto 13, Fábio Silva esteve perto de aumentar a vantagem portista no marcador, no entanto não rematou com a direção desejada. Mais tarde, minuto 24, Marcano rematou, mas a bola passou perto do poste. Do outro lado do campo, ao minuto 27, o Boavista procurou responder e até ficou perto de marcar.
O segundo tempo foi mais disputado a meio campo, sem muitas situações de perigo junto de ambas as balizas. Ainda assim, ao minuto 71, Loum atirou um pouco ao lado. E já perto do final do encontro Zé Luis quase conseguiu fazer o segundo golo, contudo a bola acertou no poste da baliza adversária.
Com esta vitória o FC Porto soma 28 pontos e está no segundo lugar do campeonato, a dois pontos do Benfica.

2 – Análise

Depois de uma derrota para a Liga Europa, o FC Porto voltou ao campeonato em casa do Boavista. Não se esperava um jogo fácil, até porque os jogos no Bessa nunca são fáceis. E de facto não foi fácil. Entretanto surgiu um contratempo, ontem soube-se que Marchesin, Saravia, Uribe e Luis Díaz iam ficar fora da convocatória para este jogo, por terem quebrado uma das regras do regulamento interno do clube. Estou de acordo com o castigo aplicado pelo FC Porto e por Sérgio Conceição aos 4 jogadores. As regras existem e são para serem cumpridas por todos. Se o FC Porto e o treinador deixarem passar uma situação destas sem punição estão a abrir um precedente difícil de controlar. São profissionais de futebol, ganham bem e tem de respeitar o clube com quem tem contrato e que lhes paga os salários. É verdade que esta situação foi um contratempo, mas também é verdade que o plantel tem soluções e estava certa que quem entrasse para o onze ia dar o seu melhor. Não estava enganada. Diogo Costa não teve muito trabalho, é verdade, mas esteve tranquilo entre os postes. Loum esteve muito bem a meio campo e, quem sabe, ganhou pontos. Vamos ver o que acontece. O FC Porto fez um jogo interessante, foi uma equipa determinada e inteligente. Houve muita luta – como se esperava; não houve muitas oportunidades de golo para ambos os lados; mas o FC Porto conseguiu concretizar uma das oportunidades que teve. Destaco, por isso, Alex Telles. Mas destaco também Fábio Silva, que esteve muito disponível para ajudar a atacar e a defender, o menino está a trabalhar para ganhar o seu espaço; e Loum, que agarrou a oportunidade para mostrar que pode ser útil para a equipa.
Em suma, o FC Porto conseguiu somar os três pontos num terreno tradicionalmente difícil. Segue-se uma paragem para jogos das seleções.




Sem comentários: