terça-feira, 19 de outubro de 2021

Crónica e Análise: FC Porto 1 – AC Milan 0

1 – Crónica

 

No início de noite desta terça, o FC Porto recebeu o AC Milan, em jogo a contar para a 3ª jornada da fase de grupos, grupo B, da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-0.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Mbemba e Wendell; Uribe, Sérgio Oliveira e Otávio; Luis Diaz, Taremi e Evanilson.

Pertenceu ao FC Porto e a Luis Diaz a primeira tentativa de fazer golo, no entanto a bola acertou em cheio no poste da baliza. Depois foi Pepe a tentar a sorte, sem sucesso. O mesmo sucedeu a Taremi, que errou o alvo por, pelo menos, 4 vezes. Para fechar o leque de tentativas na primeira parte, seguiu-se Otávio, mas tal como aconteceu nas situações anteriores, errou o alvo.

No segundo tempo o FC Porto intensificou a procura do golo. Taremi voltou a ficar perto de marcar, tal como Otávio ou Uribe, os três sem sorte. Mas o golo acabou por chegar. Ao minuto 65, Luis Diaz colocou os Dragões em vantagem. Pouco depois, Pepe tentou aumentar a vantagem portista no marcador, mas sem sucesso. Do outro lado do campo, o Milan criou poucas situações de real perigo, muito porque a defesa azul e branca tratou de afastar o perigo de cada vez que ele espreitava.

Com este resultado o FC Porto soma 4 pontos e está, em igualdade pontual, com o atlético de Madrid a 5 pontos da liderança do grupo, ocupada pelo Liverpool.

 

2 – Análise

 

O FC Porto voltou à Liga dos Campeões, num jogo em que ganhar era importante para manter viva a possibilidade de lutar pela qualificação para a próxima fase da prova. Contudo, não se esperava um jogo fácil, até porque o AC Milan não tem pontos e, para não ficar já com as contas complicadas, iria procurar os três pontos. Não se esperava, por isso, um jogo fácil. E, de facto, não o foi, mas o FC Porto tratou de transformar as dificuldades em facilidades. Gostei do jogo, sobretudo gostei da atitude dos Dragões, à porto! A persistir sem desistir perante os lances que não terminavam em golo. Foi uma equipa competente, coesa, confiante, concentrada, unida, determinada, ambiciosa, motivada, sólida e solidária que venceu de forma justa por um golo de diferença. Mas verdade seja dita, a vantagem portista poderia ter sido maior. Deste jogo destaco Luis Diaz, pelo golo e toda a equipa pelo espírito à porto.

Em suma, foi uma boa vitória num jogo em que os Dragões tudo fizeram para conquistar os 3 pontos. No próximo fim de semana regressa o campeonato, com uma deslocação difícil. É, por isso, hora de trocar o ship e focar no principal objetivo da equipa, o campeonato. Vamos Porto!

 

 

 

Sem comentários: