1 – Crónica
No final de tarde desta terça, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Santa Clara, em jogo a contar para a 2ª jornada da fase de grupos, grupo D, da Taça da Liga. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 3-1.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Marchesin; Nanu, Mbemba, Marcano e Manafá; Grujic, Bruno Costa, Fábio Vieira, Corona, Pepê e Toni Martínez.
O FC Porto até entrou a tentar criar perigo, por intermédio de Fábio Vieira, ao minuto 3, mas sem sucesso, visto que a bola foi por cima. Minutos depois, minuto 11, foi Toni Martínez a tentar a sorte, mas sem sucesso. O Santa Clara, na primeira oportunidade, colocou-se em vantagem, minuto 17. O FC Porto teve mais bola na primeira parte, mas teve dificuldade em chegar à baliza contrária. Ao minuto 37, Fábio Vieira viu o guarda-redes adversário travar-lhe um remate. No minuto seguinte, Pepê tentou, mas o remate foi à figura.
No segundo tempo, Sérgio Conceição promoveu alterações no onze e a equipa melhorou. Ao minuto 48, Toni Martínez atirou por cima. Ao minuto 51, foi Luis Diaz quem teve a possibilidade de repor a igualdade no marcador, mas o colombiano não foi feliz. Tal como Toni Martínez, ao minuto 55. Contudo, contra a corrente do jogo, ao minuto 66, os Açoreanos aumentaram a vantagem. O FC Porto reduziu a desvantagem ao minuto 83, por intermédio de Taremi. Mas já perto do final, ao minuto 96, o Santa Clara voltou a marcar.
Com este resultado o FC Porto perde a possibilidade de passar à próxima fase da Taça da Liga.
2 – Análise
A Taça da Liga é a competição que vem em último lugar nas prioridades dos adeptos portistas. É uma competição que, não raras vezes, serve para encher, ainda mais o calendário, porque ainda não consegui ver qualquer benefício nesta competição. Pelo menos é este o meu ponto de vista. Não gosto que o meu FC Porto perca pontos, nunca, mas sendo realista, se tiver de perder algum jogo, que seja nesta competição. É, esta Taça parece talhada para escapar às mãos do FC Porto. Também não é menos verdade que Sérgio Conceição pretende mudar este nosso ponto de vista. A equipa que o treinador portista colocou hoje em campo, diria, acredito que não seria a única a dizê-lo, seria capaz de fazer boa figura. O problema é que, tal como disse o treinador no final do encontro, alguns destes jogadores não estão tão oleados na estratégia da equipa. ou seja, todos juntos a máquina empancou. Verdade, há jogadores, Corona, por exemplo, de quem se esperava mais, muito mais. Pelo menos esperava-se que aproveitasse melhor os minutos que tanto reclama, assim só mostra que a equipa, a estratégia da equipa, funciona bem sem ele. A primeira parte não correu muito bem, sobretudo porque o Santa Clara colocou-se em vantagem. Ora, ainda mais dificuldades do que as que já se esperava. Por isto, Sérgio Conceição recorreu às, chamemos, peças principais para procurar dar a volta ao jogo. A atitude da equipa mudou, mas os açorianos ampliaram a vantagem. Depois acabaram por marcar outro golo.
Em suma, se não se esperava um jogo fácil, a necessidade de dar a volta ao resultado complicou, ainda mais, a tarefa portista. Assim a Taça da Liga sai das possibilidades dos Dragões. No sábado volta o campeonato e é importante focar nesse jogo. Vamos Porto!
Sem comentários:
Enviar um comentário