1 - Crónica
No final de tarde desta quinta, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Anderlecht, em jogo a contar para a 5ª jornada da fase de liga da UEL. No final do encontro verificou-se um empate a 1.
Para este jogo Vítor Bruno apostou num onze composto por: Diogo Costa; João Mário, Nehuen Pérez, Otávio e Francisco Moura; Alan Varela, Eustáquio, Nico González, Pepê, Galeno e Samu.
O FC Porto manifestou muitas dificuldades no início da partida, chegou mesmo a sofrer um golo, que foi invalidado por fora de jogo. A primeira resposta portista surgiu perto do minuto 10, com Eustáquio a rematar para as mãos do guarda-redes adversário. Depois foi Nico a tentar, mas também não conseguiu ser eficaz. Ao minuto 24, foi assinalada uma grande penalidade que Galeno converteu no primeiro golo da partida. Os belgas tentaram responder, mas foram os Dragões a criar perigo, contudo Samu atirou à figura. Do outro lado do campo, Diogo Costa respondeu da melhor forma a um remate dos da casa, mantendo os Dragões em vantagem.
O Anderlecht entrou melhor no segundo tempo, atirou uma bola ao poste antes de repor a igualdade no marcador ao minuto 52. Do outro lado do campo, ao minuto 74, Samu ficou perto de marcar, mas o guarda-redes contrário não o permitiu. Depois foi Galeno a tentar, mas errou o alvo. Ao minuto 82, Fábio Vieira colocou os Dragões em vantagem. No entanto a vantagem durou pouco, já que ao minuto 86, o Anderlecht voltou a empatar.
Com este resultado o FC Porto soma 5 pontos.
2 - Análise
Costuma dizer-se que um empate é melhor que uma derrota, mas neste caso, um empate não faz muita diferença para aquele que, supostamente, é o objetivo do FC Porto nesta prova, passar à próxima fase. A equipa precisa de vencer um jogo, urgentemente, para recuperar a confiança que se perdeu algures. É notório que falta confiança, que há muito medo de errar (tenho a sensação que a equipa tem mais medo de si própria do que do adversário) e, consequentemente, muita ansiedade. O FC Porto não entrou bem, mas o golo acabou por ajudar a ganhar alguma confiança. Contudo não a suficiente para entrar com força no segundo tempo e evitar sofrer logo no recomeço. O FC Porto voltou a conseguir colocar-se em vantagem novamente, mas um erro (porque é que todo e qualquer erro acaba em golo do adversário?) voltou a ditar um empate. Deste jogo destaco Galeno e Fábio Vieira pelos golos.
Em suma, mais um jogo, mais uma vez pontos perdidos, mais uma vez intranquilidade e ansiedade. Na segunda o FC Porto regressa a casa e ao campeonato. Vamos ver se é desta que a equipa vai reencontrar o caminho da vitória. Já chega destes resultados negativos. Vamos Porto!
Sem comentários:
Enviar um comentário