quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Lazio 1

1 – Crónica

 

No início de noite desta quinta, o FC Porto recebeu a Lazio, em jogo a contar para a 1ª mão do Play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-1.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; João Mário, Mbemba, Pepe e Zaidu; Uribe, Grujic, Otávio, Fábio Vieira, Pepê e Toni Martínez.

O FC Porto entrou bem em jogo e logo ao segundo minuto, Pepe ficou perto de marcar, não fosse a bola ter acertado na malha lateral da baliza. Mas depois a Lazio procurou impor-se e não permitir que os Dragões colocassem a sua estratégia em jogo. Ao minuto 23, na sequência de um canto, os italianos colocaram-se em vantagem. Em desvantagem, os Dragões procuraram reagir e Toni Martínez, primeiro e Pepê mais tarde, procuraram chegar ao empate sem sucesso. Do outro lado do campo, Diogo Costa foi chamado a intervir de modo a  garantir que a desvantagem não se agravava. E ao minuto 36, Toni Martínez repôs a igualdade no marcador.

No segundo tempo, Sérgio Conceição promoveu duas alterações no xadrez azul e branco, entraram Vitinha e Galeno para os lugares de Grujic e Fábio Vieira. E ao minuto 49, Toni Martínez bisou e colocou os Dragões em vantagem. Minutos depois, lançado por Galeno, Toni Martínez ficou perto de fazer o seu terceiro golo do jogo, não fosse o guarda-redes contrário ter negado os festejos. Até ao final, a Lazio ainda criou perigo junto da baliza de Diogo Costa, com a bola a passar perto do poste.

Com esta vitória o FC Porto segue em vantagem para a 2ª mão do Play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa.

 

2 – Análise

 

Uma eliminatória difícil, mas o FC Porto aproveitou da melhor forma o facto de a iniciar em casa para colocar-se em vantagem. Os Dragões entraram bem em jogo, mas à medida que a Lazio foi bloqueando os caminhos para a sua baliza e impondo a sua estratégia, ao FC Porto faltava ideias para conseguir contrariar a estratégia do adversário. Depois os italianos marcaram e, em desvantagem, o FC Porto conseguiu soltar-se, pressionar mais e chegar ao empate antes do intervalo. Sérgio Conceição promoveu duas alterações no onze no reinício do segundo tempo, colocando em campo Vitinha e Galeno, nos lugares de Grujic e Fábio Vieira. E pouco depois do recomeço o FC Porto acabou por dar a volta ao resultado. Até ao final ainda a Lazio procurou criar perigo, mas a defesa portista conseguiu controlar. Deste jogo tenho de destacar Toni Martínez, que fez os 2 golos.

Em suma, o FC Porto está em vantagem numa eliminatória difícil. Na próxima semana a 2ª mão não será mais fácil porque os Dragões estão em vantagem. Mas para já, foco no campeonato e na complicada deslocação a Moreira de Cónegos. Vamos Porto!

 

 

 

Sem comentários: