quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Crónica e Análise: Lazio 2 – FC Porto 2

1 – Crónica

 

No final de tarde desta quinta, o FC Porto deslocou-se ao terreno da Lazio, em jogo a contar para a 2ª mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa. No final do encontro verificou-se um empate a 2.

Para este jogo, Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; Bruno Costa, Mbemba, Pepe e Zaidu; Uribe, Vitinha, Otávio, Pepê, Taremi e Toni Martínez.

O FC Porto entrou bem e durante os primeiros 10 minutos teve bola, o que permitiu controlar o jogo. Mas depois a Lazio começou a conseguir soltar-se, a pressionar mais e a criar perigo. Ao minuto 16, a bola foi ao lado da baliza à guarda de Diogo Costa. Ao minuto 17, os italianos chegaram a marcar, mas o golo foi anulado por fora de jogo. Contudo estas duas situações viriam a servir de aviso para o que se seguiria. Ao minuto 19, a Lazio colocou-se em vantagem no marcador, igualando a eliminatória. Ao minuto 21, os italianos voltaram a marcar, contudo o golo voltou a ser anulado por fora de jogo. Do outro lado do campo, Taremi sofreu falta no interior da área, numa primeira instância o árbitro deu cartão amarelo ao iraniano, mas depois de alertado pelo vídeoárbitro, visualizou o lance e assinalou grande penalidade. Taremi encarregou-se de cobrar o castigo máximo e ao minuto 31 repôs a igualdade no marcador e a vantagem na eliminatória.

No segundo tempo, o FC Porto voltou a entrar bem e Pepê ficou muito perto de marcar. Mas do outro lado do campo a Lazio também procurou criar perigo e atiraram uma bola ao lado. Ao minuto 54, Vitinha e Otávio viram o guarda-redes contrário negar-lhes os festejos. Mais tarde, ao minuto 67, Galeno viu o guarda-redes brilhar. Mas depois, na sequência da jogada, Uribe colocou os Dragões em vantagem. Até ao final, os italianos pressionaram e deram trabalho à defesa portista, Diogo Costa segurou a vantagem, antes de ao minuto 95, a Lazio voltar a empatar, mas não houve tempo para os italianos procurarem mais um golo.

Com este empate a 2, mais a vitória na 1ª mão, o FC Porto passa aos oitavos de final da Liga Europa, vencendo a eliminatória por 4-3.

 

2 – Análise

 

O FC Porto entrou em campo com uma vantagem de 2-1, mas sabendo que a Lazio iria fazer tudo para virar a eliminatória a seu favor. Não se esperava, por isso, um jogo fácil. E, de facto, não o foi. Sérgio Conceição optou por fazer algumas alterações no onze inicial, procurando, possivelmente gerir o esforço de alguns jogadores mais utilizados. O FC Porto até entrou bem, mas os italianos acabaram por reagir, pressionar mais, dar trabalho à defesa portista e acabaram por marcar. Os Dragões reagiram e antes do final da primeira parte, estava reposta a igualdade no marcador e a vantagem portista na eliminatória. O FC Porto esteve bem no segundo tempo, procurou gerir e controlar o jogo, procurou marcar e marcou, depois foi gerir e aguentar a pressão italiana e sofrer, sofrer. Deste jogo destaco Taremi e Uribe, pelos golos, mas também tenho de destacar Diogo Costa, que segurou a vantagem portista na eliminatória no final do encontro.

Em suma, esta era uma eliminatória difícil, que o FC Porto passou com justiça. Segue-se o campeonato e a difícil receção ao Gil Vicente. Vamos Porto!

 

 

 

Sem comentários: