1 – Crónica
No início de noite deste domingo, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Boavista, em jogo a contar para a 27ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-1.
Para este encontro Sérgio Conceição apostou num onze composto por Diogo Costa; João Mário, Mbemba, Pepe e Zaidu; Uribe, Vitinha e Otávio, Fábio Vieira, Pepê e Evanilson.
Os Dragões entraram bem em jogo, procuraram marcar o mais rápido possível e, ao minuto 3, Vitinha ficou perto de o conseguir, não fosse o guarda-redes adversário ter conseguido travar o remate. Minutos depois, minuto 15, novamente Vitinha tentou a sorte, mas não conseguiu executar da melhor forma. Ao minuto 25, eis a segunda contrariedade para Sérgio Conceição, que foi obrigado a retirar Taremi do onze devido a um teste positivo à COVID, desta feita Pepê chocou de cabeça com um adversário e foi obrigado a sair de campo. E Fábio Vieira, ao minuto 32, colocou os Dragões em vantagem.
A segunda parte foi mais de gestão do jogo, ainda assim com os Dragões a terem oportunidades para aumentar a vantagem. Ao minuto 63, Fábio Vieira sofreu falta no interior da área, grande penalidade assinalada que Evanilson se encarregou de converter, no entanto, o guarda-redes adversário travou o remate do brasileiro. Bem como defendeu a recarga. Mais tarde, minuto 80, Evanilson atirou ao poste. Do outro lado do campo, minuto 88, Diogo Costa viu um remate embater na trave da sua baliza.
Com esta vitória o FC Porto soma 73 pontos, lidera o campeonato com mais 6 que o Sporting.
2 – Análise
Um jogo sempre difícil, num terreno sempre complicado, numa semana amarga. Eram estes todos os condimentos para um jogo difícil para o FC Porto. E, de facto, não foi um jogo fácil. Em primeiro lugar, Taremi estava escalado para o onze, mas um resultado positivo num teste COVID (que o iraniano realizou para juntar-se à seleção do seu país e cujo resultado chegou quase na hora do jogo) obrigou a uma alteração de última hora e Fábio Vieira saltou para o onze. Uma primeira parte interessante, em que o FC Porto procurou marcar cedo, que surgiu mais uma contrariedade para os azuis e brancos com a saída forçada de Pepê (depois de um choque, que sabe-se agora, o Brasileiro vai necessitar submeter-se a uma cirurgia) e o golo dos portistas. Uma segunda parte em que o FC Porto procurou gerir, em que teve oportunidades para marcar, em que no final viu o Boavista tentar a sorte. Deste jogo destaco Fábio Vieira pelo golo.
Em suma, o FC Porto venceu com justiça um jogo difícil, num terreno difícil, numa semana difícil. Termina assim um ciclo de jogos muito intensos. Vem aí uma paragem para jogos das seleções. Pode parecer egoísta (e é mesmo) espero que os jogadores portistas que vão às seleções dos seus países joguem pouco e que não se lesionem. Vamos Porto!
Sem comentários:
Enviar um comentário