domingo, 13 de março de 2022

Crónica e Análise: FC Porto 4 – Tondela 0

1 – Crónica

 

No final de tarde deste domingo, o FC Porto recebeu o Tondela, em jogo a contar para a 26ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 4-0.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Diogo Costa; João Mário, Mbemba, Fábio Cardoso e Wendell; Uribe, Vitinha e Otávio; Pepê, Taremi e Evanilson.

O FC Porto não entrou bem em jogo. Ainda assim, pertenceu aos Dragões e a Wendell a primeira tentativa de criar perigo, minuto 6, mas o lateral esquerdo rematou praticamente à figura do guarda-redes contrário. Mais tarde, minuto 22, Pepê ficou perto de marcar, tal como aconteceu com Mbemba, minuto 25, com o central a atirar à malha lateral. E do outro lado do campo, ao minuto 39, o Tondela obrigou Diogo Costa a uma defesa a dois tempos. Mesmo antes do intervalo, minuto 45, foi assinalada grande penalidade, falta sobre Taremi, que o próprio se encarregou de converter no primeiro golo da partida.

No segundo tempo, já depois de Sérgio Conceição ter promovido algumas trocas no onze, ao minuto 63, Francisco Conceição, acabado de entrar, atirou ao poste. Mais tarde, minuto 71, Galeno viu o guarda-redes contrário negar-lhe os festejos. Mas esse seria apenas um aviso. É que ao minuto 73, Galeno aumentou a vantagem portista no marcador. 3 minutos depois, minuto 76, Fábio Vieira fez o terceiro golo da noite. E, novamente passados 3 minutos, minuto 79, Francisco Conceição fechou as contas do jogo.

Com esta vitória o FC Porto soma 70 pontos, lidera o campeonato, provisoriamente com mais 9 pontos que o Sporting, que tem menos 1 jogo.

 

2 – Análise

 

Entre os dois jogos da Liga Europa, o FC Porto recebeu o Tondela num jogo que não se esperavam facilidades. O Tondela está à necessitar de pontos e, por certo, tinha como objetivo aproveitar o cansaço dos Dragões para causar problemas. Ao contrário do que seria de esperar, Sérgio Conceição não fez muitas alterações no onze inicial. Mas nota-se que a equipa está cansada, sendo certo que há jogadores que se nota mais o cansaço que outros. E tal acaba por influenciar muito a estratégia da equipa. Talvez por isso a primeira parte foi pautada por um ritmo não muito elevado, com poucas ideias, valeu o golo au cair do pano. Na segunda parte, sobretudo depois das alterações promovidas por Sérgio Conceição, a equipa soltou-se, começou a ter mais velocidade, mais dinamismo e os golos foram surgindo com naturalidade. Deste jogo destaco Taremi, Galeno, Fábio Vieira e Francisco Conceição, pelos golos.

Em suma, o FC Porto venceu de forma justa um jogo que, no meio de uma eliminatória europeia, poderia revelar-se complicado. Segue-se a Liga Europa. Vamos Porto!

 

 

Sem comentários: