domingo, 2 de abril de 2023

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Portimonense 0

          

1 – Crónica

 

No início de noite deste domingo, o FC Porto recebeu o Portimonense, em jogo a contar para a 26ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-0.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Cláudio Ramos; Manafá, Fábio Cardoso, Marcano e Wendell; Uribe, Otávio, Pepê, Galeno, Taremi e Toni Martínez.

O FC Porto tentou impor-se desde o início, contudo, teve dificuldades em ultrapassar a estratégia defensiva montada pelo adversário. Ao minuto 14, primeiro Toni Martínez e depois Galeno, procuraram criar perigo, mas sem sucesso. Ao minuto 18, Toni Martínez ficou perto de marcar, mas o guarda-redes adversário levou a melhor. Mais tarde, minuto 30, Fábio Cardoso colocou os Dragões em vantagem.

Pouco depois do início do segundo tempo, minuto 56, Galeno chegou a marcar, no entanto o golo foi anulado por falta de Toni Martínez no decurso da jogada. Até ao final, os Dragões procuraram aumentar a vantagem no marcador, mas não foram bem sucedidos.

Com este resultado o FC Porto soma 61 pontos e está a 10 pontos da Liderança.

 

2 – Análise

 

Depois de uma pausa nas provas nacionais para jogos das seleções, o FC Porto voltou ao campeonato e a casa. Ainda com vários jogadores indisponíveis por lesão – uma realidade recorrente nas últimas semanas – os Dragões sabiam que vencer era o único resultado que interessava. Não foi um jogo brilhante, foi um jogo em que o FC Porto voltou a sentir algumas dificuldades em encontrar o caminho para a baliza. Não sei o que se está a passar, mas é preciso que os jogadores voltem a acreditar, rapidamente, que conseguem criar oportunidades e, mais do que tudo, que conseguem marcar. O melhor exemplo disto foi o golo de hoje, construído pelos elementos da defesa e concretizado por um deles. Acredito que o Mister está atento a esta situação e a procurar reverter o mais rápido possível. Deste jogo destaco Fábio Cardoso, pelo golo.

Em suma, foi uma vitória justa. Na próxima jornada há uma deslocação difícil. Vamos Porto!

 

 

Sem comentários: