sábado, 15 de abril de 2023

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Santa Clara 1

    

1 – Crónica

 

No início de noite deste sábado, o FC Porto recebeu o Santa Clara, em jogo a contar para a 28ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-1.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; Manafá, Pepe, Marcano e Wendell; Uribe, Eustáquio, Otávio, Pepê, Galeno e Toni Martínez.

O FC Porto entrou em campo determinado a chegar ao golo o mais rápido possível, contudo o primeiro remate aconteceu ao minuto 15. Neste lance, Uribe atirou à trave e na recarga, Toni Martínez atirou ao poste. Minutos depois, ao minuto 24, Eustáquio atirou à baliza dos açorianos, mas o guarda-redes impediu o golo. 10 minutos depois, minuto 34, foi assinalada uma grande penalidade por falta sobre Toni Martínez, que Uribe converteu no primeiro golo. Ao minuto 38, foi assinalada outra grande penalidade a favor dos Dragões, novamente por falta sobre Toni Martínez, chamado a converter a grande penalidade, Otávio não conseguiu concretizar no segundo golo.

No segundo tempo, o Santa Clara aproveitou o desacerto e alguma desconcentração para procurar dar trabalho à defesa portista. Até Pepê atirar ao lado. Ao minuto 80, Danny Namaso aumentou a vantagem portista no marcador. Mas já na compensação o Santa Clara reduziu a desvantagem.

Com este resultado o FC Porto soma 67 pontos e está a 4 pontos da liderança.

 

2 – Análise

 

O FC Porto entrou em campo sabendo que o Benfica tinha acabado de escorregar em Chaves. Se vencer este jogo já era obrigatório, com a possibilidade de reduzir distância para a liderança, vencer tornava-se imperativo. E o FC Porto entrou determinado a marcar o mais rápido possível. Mas esse querer veio junto com alguma ansiedade que atrapalhou a estratégia e os planos. O Santa Clara aproveitou o facto do FC Porto não estar tão assertivo como pretendido para tapar o melhor possível os caminhos para a sua baliza. Uribe no primeiro tempo e Danny Namaso no segundo conseguiram encontrar o caminho da baliza. O Santa Clara ainda reduziu, mas a vitória não escapou. O futebol é mesmo muito imprevisível, no espaço de 8 dias e 2 jornadas, o FC Porto passou de estar a 10 pontos da liderança, para estar a 4 pontos do topo do campeonato. Não sabemos o que vai acontecer até ao final do campeonato, mas, definitivamente, no Dragão não se pode deitar a toalha ao chão. Deste jogo destaco Uribe e Danny Namaso pelos golos marcados.

Em suma, não foi um jogo brilhante do FC Porto, foi um jogo ansioso, mas a vitória é justa. Na próxima jornada há uma deslocação difícil. Vamos Porto!

 

PS. Força Eustáquio. Estamos, todos, ao teu lado neste momento difícil.

 

 

Sem comentários: