domingo, 20 de agosto de 2023

Crónica e Análise: FC Porto 2 – SC Farense 1

1 – Crónica

 

No início da noite deste domingo, o FC Porto recebeu o SC Farense, em jogo a contar para a 2ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-1.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Diogo Costa; João Mário, Fábio Cardoso, Marcano e Zaidu; Eustáquio, Nico González, Pepê, Galeno, Taremi e Toni Martínez.

O FC Porto entrou bem em jogo, no entanto, esbarrou na estratégia montada pelo Farense e teve dificuldade em encontrar o caminho para a baliza. Os Dragões tinham mais posse de bola, o domínio e o controlo do jogo, os cantos sucediam-se, mas o golo não. João Mário foi o primeiro a tentar a sorte, mas não conseguiu acertar na baliza. Até que ao minuto 13, Toni Martínez ativou o marcador. Sem perder o controlo e o domínio do jogo, o FC Porto acabou por baixar um pouco o ritmo e o Farense ganhou alento. Os Algarvios arriscaram, nunca deixaram de tentar a sorte sempre que havia oportunidade para tal mesmo que não tivessem até então criado perigo, acertaram uma vez na barra e à segunda tentativa acabaram por empatar a partida ao minuto 46.

No segundo tempo, o FC Porto viu-se obrigado a correr atrás do prejuízo e beneficiaram logo de duas oportunidades para conseguir recolocar-se em vantagem, mas sem sucesso. À medida que o tempo foi passando, sem que a equipa conseguisse encontrar o caminho do golo, mesmo a continuar a acumular cantos, Sérgio Conceição foi arriscando e com a equipa balanceada para o ataque, o Farense tentou criar perigo, com a defesa e Diogo Costa a resolver bem. João Mário acertou com uma bola na barra, o guarda-redes contrário fez algumas intervenções importantes. Já na compensação, 10º minuto, Marcano fez o golo da vitória.

Com este resultado o FC Porto soma 6 pontos e está no grupo de equipas que lideram o campeonato.

 

2 – Análise

 

Já sem Otávio no plantel (amanhã escreverei sobre esta saída) o FC Porto fez o seu primeiro jogo para a Iliga em casa. Não se esperavam facilidades e, de facto não foi fácil. Os Dragões controlaram e dominaram o jogo, tiveram muitos cantos, mas também tiveram dificuldade em encontrar forma de ultrapassar a estratégia defensiva do adversário. E, na minha perspetiva, é preciso, urgentemente, encontrar uma solução para este problema, porque sem golos não se ganham jogos e quanto mais dificuldade a equipa tem em encontrar o caminho para a baliza adversária, mais ansiedade vai surgindo à medida que os minutos passam. Foi o que se passou hoje, perante o empate e a necessidade de o desfazer, às tantas sentia-se que a equipa agia muito mais com o coração do que com a razão. Marcano lá conseguiu mostrar aos avançados como se faz, mas é preciso conseguir que não seja necessário sofrer tanto. Deste jogo destaco Toni Martínez e Marcano, pelos golos, mas também tenho de destacar João Mário, por uma razão muito simples, parece estar a recuperar não só forma física, mas também confiança (muito importante depois das lesões) o que é bom, visto que Pepê terá de assumir outras funções em campo e tendo a lateral direita entregue ao João é menos uma dor de cabeça para o mister.

Em suma, foi uma vitória justa, mas o FC Porto sofreu para vencer o jogo. Para a semana há uma saída difícil. Vamos Porto!

 

 

Sem comentários: