segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Crónica e Análise: Moreirense 1 – FC Porto 2

1 – Crónica

 

No final da tarde desta segunda, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Moreirense, em jogo a contar para a 1ª jornada da Iliga.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; João Mário, Fábio Cardoso, Marcano e Wendell; Grujic, Eustáquio, Otávio, Pepê, Galeno e Taremi.

Foi um primeiro tempo difícil para o FC Porto que teve mais posse de bola, mas sem conseguir desmontar a estratégia defensiva do Moreirense. Por isso, a primeira oportunidade de perigo protagonizada pelos portistas surgiu já depois do minuto 30, por intermédio de Galeno, com a bola a ser desviada para canto. Na sequência desse canto, Pepê atirou por cima. Do outro lado do campo, o Moreirense criou perigo já perto do minuto 45, com a bola a falhar o alvo.

Pouco depois do início do segundo tempo, minuto 51, o Moreirense colocou-se em vantagem no marcador. Do outro lado do campo, ao minuto 66, Pepê viu o guarda-redes adversário negar-lhe os festejos. Mas esse seria apenas um aviso, já que ao minuto 67, Toni Martínez empatou a partida. E ao minuto 74, Wendell concretizou a cambalhota no marcador.

Com esta vitória o FC Porto soma 3 pontos.

 

2 – Análise

 

O FC Porto arrancou o campeonato com uma saída sempre difícil a casa do regressado Moreirense. Não se esperava um jogo fácil e, de facto, não foi. Diria que foi preciso paciência e, mais do que isso, mudança de estratégia no segundo tempo para descobrir o caminho para a baliza. O FC Porto teve dificuldades na primeira parte em encontrar forma de furar a muralha defensiva construída pelo Moreirense. Na segunda parte, Sérgio Conceição promoveu uma alteração tática, com a saída de Grujic, que fez com que Eustáquio ficasse na posição 6 e com a entrada de Baró, o caminho para a baliza foi abrindo. E os golos do FC Porto, que entretanto já estava em desvantagem, surgiram. Destaco Toni Martínez e Wendell, pelos golos, importantes no desfecho deste jogo.

Em suma, vitória difícil e muito importante no arranque do campeonato. Na próxima jornada segue-se outro desafio difícil. Vamos Porto!

 

 

Sem comentários: