segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Crónica e Análise: Rio Ave 1 – FC Porto 2

1 – Crónica

 

No início de noite desta segunda, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Rio Ave, em jogo a contar para a 3ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-2.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Marcano e Zaidu; Eustáquio, Nico González, Pepê, Galeno, Taremi e Toni Martínez.

Uma primeira parte com poucos remates a ambas as balizas. Taremi acertou no alvo na primeira tentativa, minuto 12, no entanto o golo foi anulado por fora de jogo. Ao minuto 20, foi Pepê a tentar, mas falhou a pontaria. Do outro lado do campo, os de Vila do Conde, atiraram ao lado.

No segundo tempo, ao minuto 52, o Rio Ave atirou uma bola ao poste da baliza à guarda de Diogo Costa, na sequência do lance, foi assinalada grande penalidade. O guarda-redes portista ainda adivinhou o lado, mas não conseguiu impedir que os de Vila do Conde se colocassem em vantagem. Já nos minutos finais surgiram os golos do FC Porto. Primeiro, ao minuto 90, grande penalidade assinalada sobre Gonçalo Borges, Galeno assumiu a responsabilidade e converteu a grande penalidade no golo do empate. E ao minuto 94, Marcano colocou os Dragões em Vantagem. Gonçalo Borges ainda ficou perto de fazer o terceiro golo, sem sucesso.

Com este resultado o FC Porto soma 9 pontos e juntou-se ao Sporting e Vitória de Guimarães na liderança do campeonato.

 

2 – Análise

 

A terceira jornada deste campeonato reservou ao FC Porto uma deslocação a um terreno difícil, onde no ano passado os Dragões perderam 3 pontos. Por isso e não só, não se esperava um jogo fácil e, de facto, não o foi. Na verdade foi um jogo pouco interessante, em que o FC Porto teve dificuldades, mais uma vez, em conseguir ultrapassar a estratégia defensiva montada pelo adversário. No início do segundo tempo os de Vila do Conde colocaram-se em vantagem o que obrigou os Dragões a correrem atrás do prejuízo. E foi necessário sofrer, já que os dois golos portistas foram marcados já na compensação. Deste jogo destaco Galeno (que esteve no pior, já que foi ele quem cometeu grande penalidade, mas também foi o responsável pela conversão da grande penalidade que deu o empate) e Marcano, que voltou a ser decisivo.

Em suma, vitória importante, mas muito difícil. A próxima jornada reserva mais um jogo difícil. Vamos Porto!

 

 

 

Sem comentários: