quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Crónica e Análise: FC Porto 1 - Arsenal 0

  1 - Crónica 


Na noite desta quarta, o FC Porto recebeu o Arsenal, em jogo a contar para a 1ª mão dos oitavos de final da Liga dos campeões. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-0. 

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Otávio e Wendell; Alan Varela, Nico González, Pepê, Francisco Conceição, Galeno e Evanilson. 

No primeiro tempo o Arsenal teve mais bola, somou mais lances de bola parada, mas o FC Porto conseguiu, graças a uma tática defensiva bem montada, afastar o perigo da sua baliza e, por isso, o lance mais perigoso não pertenceu aos ingleses. Ao minuto 21, a bola sobrou para Galeno que atirou ao poste. Mais tarde, minuto 40, Evanilson rematou, mas a bola foi às mãos do guarda-redes contrário. 

No segundo tempo a história do jogo repetia-se: Arsenal com mais bola, mais lances de bola parada e um FC Porto resistente a afastar todo e qualquer perigo da sua baliza. Ao minuto 67, Evanilson tentou a sorte, rematou, mas a bola não passou. E, ao minuto 94 Galeno colocou os Dragões em vantagem, provocando uma explosão de alegria nas bancadas do Estádio do Dragão. 

Com esta vitória o FC Porto segue para a 2ª mão em vantagem. 


2 - Análise 


Os oitavos de final da Liga dos Campeões começaram no Dragão, com uma recessão ao Arsenal em que se sabia que não iam surgir facilidades. Mas o FC Porto conseguiu dar a volta às dificuldades com ingredientes importantes: competência e rigor, (sobretudo a defender, para anular os perigos do ataque inglês); empenho, paciência; concentração, solidariedade e muita união. Foi um FC Porto de Liga dos Campeões, um FC Porto determinado a jogar olhos nos olhos com os tubarões da Europa sem medo. Foi um FC Porto à Porto! Empurrado por um Dragão incansável, que apoiou, sofreu, incentivou e festejou uma vitória saborosa, mas que todos sabemos que é só uma primeira parte de uma eliminatória. Deste jogo destaco Galeno, pelo golo e destaco toda a equipa pela entrega. 

Em suma, foi uma vitória importante numa primeira parte de uma eliminatória que todos sabemos que será difícil. No domingo volta o campeonato. Vamos Porto! 


PS. Quase 2 anos depois, voltei a casa! A cada regresso pergunto-me como consegui ficar tanto tempo sem voltar. Depois lembro-me que são as consequências de viver a quilómetros de distância com um oceano pelo meio. Esteve um ambiente incrível no Dragão, é bonito quando equipa e adeptos estão unidos, juntos, todos, somos mais fortes, sempre! 


Sem comentários: