sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Antevisão da 4ª Eliminatória da Taça de Portugal

1 - Aqui está a antevisão de Francesco Farioli da 4ª eliminatória da Taça de Portugal, frente ao Sintrense. 

"“OS RESULTADOS POSITIVOS NÃO NOS FAZEM RELAXAR. ESTAMOS SEMPRE ALERTA”
Francesco Farioli pede que “os adeptos estejam com a equipa” num “ciclo muito longo” que começa frente ao Sintrense (sábado, 20h15)
Neste sábado (20h15, RTP1), começa no Estádio do Dragão um “bloco muito longo” que irá requerer “trabalho” e “uma exigência muito alta”, pelo que é “um bom momento para os adeptos puxarem pela equipa”. Na quarta eliminatória da Taça de Portugal, o FC Porto recebe o SU Sintrense, do Campeonato de Portugal - adversário na terceira ronda da prova rainha em 2021/22 e 2024/25 - e Francesco Farioli pede que se dê “o respeito que o adversário merece”, até porque já “eliminou o Vizela e o Rio Ave” e “em ambos os jogos deu a volta”.
“Em termos de lesões, o Bednarek ainda está a recuperar do problema que teve em Utrecht e que causou a substituição em Famalicão e temos agora também o Victor Froholdt, que voltou da seleção nacional com algumas queixas”, revelou o treinador antes de anunciar que Luuk de Jong “terá certamente minutos” e que “Cláudio Ramos vai ser titular”.
Questionado ainda sobre a gestão dos três pontas de lança do plantel, o técnico italiano abordou o “bom problema” frisando que vai “encontrar diferentes possibilidades para explorar o potencial deles”, sendo uma delas “usar o Deniz Gül junto à linha” e outra “jogar com dois avançados”. Isso é tudo “trabalho a fazer” no Olival, “um local privado, longe tudo, onde a rede não é muito boa, a televisão não funciona bem” e tanto a equipa técnica como os jogadores são “muito exigentes, a começar por um grande capitão que todos os dias exige mais dele e dos colegas, mas também pelos outros jogadores que são líderes”. A certeza é uma: “Os resultados positivos não nos fazem relaxar. Estamos sempre alerta para os aspetos que temos de desenvolver num bloco que vai ser muito longo. Estamos focados nisso para melhorarmos a cada dia”.
O Sintrense, o regresso a casa e as lesões
“A época passada já ficou para trás, este é um novo capítulo e temos de dar ao adversário o respeito que merece. Eles já eliminaram o Vizela e o Rio Ave, em ambos os jogos estavam a perder e deram a volta, são organizados e temos de estar prontos para competir. Claro que jogar em casa depois de um período de muitos jogos fora é importante, é um bom momento para os adeptos estarem connosco e puxarem por nós neste bloco cheio de jogos para conseguirmos prosseguir a nossa caminhada. Em termos de lesões, o Bednarek ainda está a recuperar do problema que teve em Utrecht e que causou a substituição em Famalicão e temos agora também o Victor Froholdt, que voltou da seleção nacional com algumas queixas e estamos a fazer a sua gestão, já a pensar no duelo com o OGC Nice.”
Luuk de Jong
“Ele vai estar na convocatória. Começou a treinar com a equipa no início da semana, primeiro parcialmente e depois a cem por cento. Não teve percalços no joelho, fez um grande trabalho em termos aeróbicos graças à sua dedicação e ao trabalho da equipa técnica. Amanhã terá certamente minutos.”
Os elogios do treinador adversário
“Não há muito a ensinar. Não vi a conferência, mas agradeço os elogios. Não há muitos segredos, a minha carreira também começou de baixo, no escalão mais baixo possível do futebol, e a minha jornada trouxe-me grandes experiências. O único segredo é trabalhar muito e conhecer pessoas que confiam em ti e te dão as oportunidades que mereces.”
Um “bom problema” na frente
“Já disse o que tinha a dizer sobre o Deniz Gül quando ele ainda não tinha tantos minutos. Tem uma grande capacidade física, é muito forte, rápido, finaliza bem, trabalha bem sem bola e é muito inteligente, por isso tem muitas boas caraterísticas. Ganhou um estatuto diferente no grupo e podemos confiar nele. É bom tê-lo de volta e é bom ter de volta o Luuk de Jong. São os tais bons problemas que todos os treinadores gostam de ter. Cabe-me encontrar diferentes possibilidades para explorar o potencial deles. Uma delas é usar o Deniz mais junto à linha. Não é a posição dele, mas tem as habilidades para jogar como extremo se for preciso. Também há o cenário de jogarmos com dois avançados, consideramos isso. Vai ser um bom desafio tentar maximizar o potencial dos nossos três avançados.”
Cláudio Ramos
“O Cláudio Ramos vai ser titular.”
Exigência máxima
“Estou sempre pronto para as críticas. Estamos muito bem aqui, estamos num local privado, longe de tudo, a rede não é muito boa, a televisão não funciona bem, por isso focamo-nos no que podemos controlar. Estamos a trabalhar bem, somos muito exigentes, tanto a equipa técnica como os jogadores, a começar por um grande capitão que todos os dias exige mais dele e dos colegas, mas também pelos outros jogadores que são líderes. A exigência é muito alta no grupo, em alguns momentos nos jogos não estivemos no nosso melhor, mas acho que isso faz parte do futebol quando jogas a cada 72 horas. Faz parte da nossa evolução que temos de continuar a fazer nas próximas semanas. O que importa é a trajetória. Os resultados positivos não nos fazem relaxar. Estamos sempre alerta para os aspetos que temos de desenvolver num bloco que vai ser muito longo: 19 semanas e 30 jogos possíveis. Temos trabalho para fazer e estamos focados nisso para melhorarmos a cada dia.”" 

Retirado do site oficial do FC Porto

2 - O meu palpite para a equipa titular é: 
Cláudio Ramos; Martim Fernandes, Prpic, Tomas Pérez, Francisco Moura, Alan Varela, Gabri Veiga, Rodrigo Mora, Pepê, William Gomes e Samu. 

3 - Sobre o jogo 
Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Francesco Farioli transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; coeso; confiante; concentrado; determinado; motivado; ambicioso; rigoroso; empenhado; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar. 
Força FC Porto!
 

Sem comentários: