quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Antevisão da 4ª Jornada da Fase de Liga da UEL

1 - Aqui está a antevisão de Francesco Farioli e de Borja Sainz da 4ª jornada da fase de Liga da UEL, frente ao Utrecht. 

"“ESTE JOGO VAI EXIGIR MUITO ESFORÇO DA NOSSA PARTE”
Francesco Farioli promete “apresentar o melhor onze para pontuar” em Utrecht (quinta-feira, 17h45)
O FC Porto visita o FC Utrecht na quarta ronda da Liga Europa (quinta-feira, 17h45) e Francesco Farioli perspetiva “um jogo muito complicado” frente a uma equipa “que tem jogadores muito interessantes, muita qualidade, um artilheiro de topo e um treinador com muita experiência”. “É um jogo que vai exigir muito esforço da nossa parte, como sempre, até porque competir na Liga Europa é muito complicado, mas temos de estar preparados e trabalhar muito”, afirmou o técnico italiano na sala de imprensa do Stadion Galgenwaard. 
De regresso a “um país que é tão apaixonado por futebol” e que lhe traz “boas memórias”, o treinador do FC Porto deu voz ao desejo de “alterar a dinâmica” e “ganhar pela primeira vez um jogo contra o FC Utrecht”. Já depois de anunciar que “Zaidu vai ser titular”, Francesco Farioli prometeu “apresentar o melhor onze para pontuar”, apesar de se ver obrigado a “gerir alguns esforços” depois “do jogo mais exigente da época”.
Exigência máxima
“Os resultados do FC Utrecht não transparecem aquilo que a equipa vale. Na passada temporada, competiram muito bem até ao final e terminaram em quarto lugar. Esta época têm jogadores muito interessantes, muita qualidade, um artilheiro de topo, um treinador muito bom e com muita experiência. É um jogo que vai exigir muito esforço da nossa parte, como sempre. Competir na Liga Europa é muito complicado, por isso temos de estar prontos e trabalhar muito.”
Ron Jans, o treinador adversário
“A parte boa é que tivemos a mesma ideia, mas eu trouxe vinho. Gostava que ele o bebesse antes do jogo para a tática estar mais baralhada. Na época passada, o FC Utrecht foi a única equipa a que não consegui ganhar, por isso pode ser que o vinho nos ajude a chegar ao resultado que queremos.”
Atletas alheios ao ruído
“O ruído à volta da equipa está noutra página. Queremos fechar este capítulo ou pô-lo de lado, pelo menos. O comunicado do Clube foi muito claro e concordo com todas as palavras que foram escritas. A direção vai gerir esta situação nos locais próprios e com as pessoas certas para que tudo se resolva a pensar nos interesses do futebol nacional.”
Zaidu no onze
“Na Liga só podemos escolher 20 jogadores, por isso escolhi levar o Martim, porque ele pode atuar nos dois lados. Amanhã será a vez de o Zaidu ser titular.”
Possíveis alterações
“O jogo contra o SC Braga foi muito exigente, provavelmente o mais exigente da época. Temos de gerir alguns esforços, mas vamos apresentar o melhor onze para pontuar.”
O título que escapou nos Países Baixos
“Só ficarei orgulhoso se o Ajax conquistar o campeonato, porque infelizmente não o conseguimos na época passada. É algo que vai ficar para sempre, mas as boas memórias compensam, porque competimos até ao fim. De resto, ficam as boas memórias com as pessoas com quem trabalhei. Continuo a ter contacto com algumas, é normal.”
Ajax-Galatasaray
“Não há nada a comentar. O meu vínculo com o Ajax não é um segredo. Continuo a acompanhar a equipa, mas não acho que seja justo comentar alguma coisa. Eles vão jogar daqui a pouco e eu vou acompanhar alguns minutos, mas depois vou preparar o nosso jogo. Temos um jogo importante pela frente.”
Ponto de viragem
“Não consegui ganhar ao FC Utrecht na época passada e sei que o jogo de amanhã vai ser difícil, mas quero mudar a dinâmica e ganhar amanhã.”
De volta a Amesterdão
“Tirei algumas fotografias no voo, porque foi a primeira vez que fiz a viagem à noite. Quando falámos sobre um país que é tão apaixonado por futebol, lembramo-nos de algumas imagens, e esta que eu captei diz muito sobre os Países Baixos e sobre a paixão das pessoas pelo futebol. Foi bom ver a minha antiga casa e ver o estádio cheio para um jogo da Liga dos Campeões. Adoro a cidade e tenho muito boas memórias. A nossa vida é muito corrida e nunca ficamos numa só cidade. Aquilo de que tenho mais saudades é mesmo das pessoas. No que diz respeito à cidade, acabei por só a conhecer no último dia em que cá estive.”"


"“VAI SER UM JOGO DIFÍCIL, MAS TEMOS TRABALHADO BEM”
Borja Sainz realça que “tanto os titulares como os que saem do banco são importantes” antes do FC Utrecht-FC Porto (quinta-feira, 17h45)
Depois de “uma vitória contra o SC Braga num jogo difícil” que resolveu nos últimos minutos, Borja Sainz garantiu que a “a equipa trabalhou muito bem durante a semana” para preparar “outro encontro difícil” da 4.ª jornada da Liga Europa contra o FC Utrecht (quinta-feira, 17h45, Sport TV5).
Ciente de que “tanto os titulares como os que saem do banco são importantes” e de que “cada vez que alguém sai do banco também acrescenta qualidade, o que é um bom sinal para o grupo”, o extremo espanhol afirmou que trabalha “todos os dias para corresponder ao que o míster pede” e deixou claro que “apenas importa aquilo que se passa no seio do grupo”: “O que está fora não importa, não me dá de comer. Estou focado em ajudar a equipa e em mais nada”.
O calendário apertado
“A equipa está muito bem, vimos de uma vitória contra o SC Braga num jogo difícil e a verdade é que a equipa trabalhou muito bem durante a semana.”
Todos importam
“Não sei [se vou ser titular], são escolhas do míster, mas tanto os titulares como os que saem do banco são importantes, o míster e a equipa técnica deixa isso claro. Cada vez que alguém sai do banco também acrescenta qualidade, o que é um bom sinal para o grupo.”
A derrota em Nottingham
“Ninguém gosta de perder, mas amanhã vamos ter outro encontro difícil, temos trabalhado bem durante a semana e a equipa está bem.”
Sem tempo para distrações
“Eu trabalho todos os dias para corresponder ao que me pede o míster. Apenas me importa aquilo que se passa no seio do grupo, o que está fora não importa, não me dá de comer. Estou focado em ajudar a equipa e em mais nada.”"

Retirado do site oficial do FC Porto

2 - O meu palpite para a equipa titular é: 
Diogo Costa; Alberto Costa, Jan Bednarek, Jakub Kiwior, Zaidu, Alan Varela, Victor Froholdt, Gabri Veiga, Pepê, Borja Sainz e Samu.

3 - Sobre o jogo 
Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Francesco Farioli transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; rigoroso; empenhado; motivado; ambicioso; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar. 
Força FC Porto!
 

Sem comentários: