terça-feira, 13 de agosto de 2019

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Krasnodar 3


PS. Este é um post longo, sobretudo a análise, fruto do momento…

1 – Crónica

No início de noite desta terça o FC Porto recebeu o Krasnodar, em jogo a contar para a 2ª mão da 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 2-3.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Saravia, Marcano, Pepe e Alex Telles; Danilo, Sérgio Oliveira, Nakajima, Corona, Luis Díaz e Marega.
A primeira parte resume-se em poucas palavras. Ao minuto 34 o FC Porto já perdia por 3-0 e não conseguia arranjar forma de responder.
Os Dragões procuraram responder no segundo tempo e Zé Luís (56) e Luis díaz (76) conseguiram reduzir a desvantagem portista. Contudo, ficou a faltar um terceiro golo que permitisse aos azuis e brancos continuarem a procurar chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões.
Com esta derrota o FC Porto cai para a fase de grupos da Liga Europa.

2 – Análise

Hoje é difícil escrever o que estou a sentir e o que estou a pensar sobre o jogo e sobre  as consequências do mesmo. Estou triste e revoltada com a derrota. A primeira parte do jogo de hoje foi um filme de terror… de repente a vantagem esfumou-se e no lugar dela surgiu uma montanha enorme difícil de escalar. A defesa cometeu erros, outra vez; Saravia entrou com o pé esquerdo (na minha opinião deveria ter jogado Manafá, pior não faria). Falhou a defesa e o ataque não conseguiu dar melhor resposta. As tentativas de reação não eram mais do que remates à figura do guarda-redes ou ao lado. Pontaria a menos, nada de novo… Sabem o desconto de tempo que existe no andebol ou no hóquei? Durante o primeiro tempo deste jogo só conseguia pensar que se talvez no futebol houvesse essa possibilidade, tinha sido benéfica…
O FC Porto entrou mal no jogo, é certo, mas no segundo tempo não virou a cara à luta e foi atrás do resultado que lhe permitisse seguir em frente. Com a reação portista vieram dois golos (Zé Luís e Luis Díaz), só que, infelizmente, não foram suficiente.
Vejo esta equipa cometer erros básicos e assim é difícil ganhar jogos, pior, assim perdeu-se a hipótese de chegar à eliminatória seguinte da prova rainha do futebol europeu. Lembram-se dos lances desperdiçados na primeira mão na Rússia? Pois bem, se não tivessem sido falhanços e sim golos, hoje a história seria outra. Uma equipa como o FC Porto, que luta por títulos, não pode, de modo algum, cometer tantos erros. É por tudo isto que estou, sobretudo, triste e revoltada.
Em suma, o FC Porto fez uma péssima primeira parte, em que sofreu 3 golos e nunca conseguiu ameaçar, verdadeiramente, a baliza dos russos; os Dragões reagiram no segundo tempo, mas infelizmente não foi o suficiente. Foi-se a possibilidade de chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões, o que significa um grande murro no estômago e um grande rombo nos cofres. O FC Porto cai, assim, com estrondo para a fase de grupos da Liga Europa, competição que é o parente pobre da liga milionária.
Este início de época está a ser terrível e só podemos esperar que a nuvem negra que está a pairar sobre o Dragão se esfume. A partir deste momento o importante é olhar para dentro, “fechar a concha”, corrigir urgentemente o que houver para corrigir (e há muita coisa), ter coragem para fazer as opções que tiverem de ser feitas para bem da equipa (estou a falar em jogadores que tiverem de entrar para o onze em detrimento de outros) e juntos, sempre juntos, ultrapassar a má fase. Vai ser preciso fazer dos pontos negativos alimento para a motivação; vai ser preciso fazer das fraquezas forças para enfrentar os desafios que aí vem. Neste momento estamos todos tristes, revoltados, dececionados e descrentes, mas não vale a pena disparar em todas as direções, por muito que esse pareça ser o caminho mais fácil.


Sem comentários: