sábado, 10 de agosto de 2019

Crónica e Análise: Gil Vicente 2 – FC Porto 1


1 – Crónica

No final de tarde deste sábado, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Gil Vicente, em jogo a contar para a 1ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 2-1.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Marchesin; Manafá, Marcano, Pepe e Alex Telles; Bruno Costa, Sérgio Oliveira e Otávio; Corona, Zé Luís e Soares.
O FC Porto, por intermédio de Zé Luís, teve a primeira oportunidade de golo, ao minuto 6, no entanto o avançado atirou ao lado. Corona, ao minuto 25, também não conseguiu colocar os Dragões em vantagem. Na resposta o Gil Vicente teve uma boa oportunidade para marcar, mas Marchesin, com uma dupla defesa, negou o golo aos de Barcelos. Pouco depois, Soares ficou perto do golo, mas falhou a oportunidade.
Já no segundo tempo, Soares voltou a ter uma boa oportunidade para marcar, mas voltou a falhá-la. Diz-se que quem não marca sofre e foi o que se passou. Ao minuto 60, Marega, acabado de entrar, perdeu a bola e o Gil Vicente colocou-se em vantagem. Ao minuto 73, Alex Telles converteu uma grande penalidade no empate. Contudo, ao minuto 77, os de Barcelos voltaram a ficar em vantagem. Até ao final os Dragões não conseguiram anular a vantagem dos Gilistas.  
Com esta derrota o FC Porto entra em falso no campeonato.

2 – Análise

O FC Porto entrou com o pé esquerdo no campeonato. Foi uma exibição pobre, com demasiadas falhas no ataque – juro que vou deixar de contar as vezes que Soares tem oportunidades flagrantes para marcar e que em vez de o fazer, desperdiça a oportunidade – falhas que não se podem admitir numa equipa que luta por títulos. Para piorar, a defesa decide parar nos lances em que não podiam fazê-lo. Marchesin é bom guarda-redes, hoje voltou a prová-lo ao defender duas vezes no mesmo lance, mas o argentino não é o super homem e não vai conseguir sempre emendar os erros dos defesas. Portanto, este foi um jogo mau, em que a equipa falhou coletivamente e como não deu para substituir todos os jogadores, não foi possível alterar o rumo dos acontecimentos. Foi uma má entrada, mas não é na primeira jornada que se decidem os campeões. E ainda há tanto caminho pela frente. É fácil todos nós, depois de uma exibição destas, pensarmos que a equipa é fraca, que está a cometer demasiados erros, ETC, ETC, ETC, mas ainda é muito cedo para dramatizar. E é preciso ter em conta que a época acabou de começar, há jogadores que demoram a conseguir melhorar os índices físicos e, para piorar, na quarta houve um jogo desgastante na Rússia que envolveu uma viagem longa. Não, isto não é justificação para tanta desinspiração, mas são factos.
Em suma, foi um mau começo, mas o importante é acabar bem… por isso há que levantar a cabeça e perceber o que correu mal neste jogo, porque é importante corrigir os erros o mais rápido possível, porque terça há um jogo importante. Vamos Porto! Juntos, sempre! Porque quando a equipa ganha a vitória é de todos, incluindo de nós adeptos; quando a equipa perde perdemos todos, nós também.





1 comentário:

scape disse...

concordo com tudo o que esta escrito,DISCORDANDO.um exemplo:porque o marega nao fica no meiocampo,quando existe um canto contra o fcporto?