sábado, 6 de março de 2021

Crónica e Análise: Gil Vicente 0 – FC Porto 2

1 – Crónica

 

No final de tarde deste sábado o FC Porto deslocou-se ao terreno do Gil Vicente, em jogo a contar para a 22ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-2.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Nanu, Pepe, Diogo Leite e Manafá; Uribe, Sérgio Oliveira, Otávio, Corona, Taremi e Marega.

O FC Porto entrou bem em jogo e, na primeira oportunidade de que dispôs, ao minuto 7, fez golo, por intermédio de Uribe. Mais tarde, Corona (por duas vezes) Marega e Otávio tentaram amplear a vantagem, contudo, não conseguiram ser felizes.

Os Dragões entraram no segundo tempo com duas alterações no onze, devido a lesões, Pepe e Corona deram lugar a Sarr e Luis Diaz. O Gil Vicente entrou disposto a alterar o rumo do jogo, contudo sem sucesso. Quem voltou a marcar foi o FC Porto, por intermédio de Sérgio Oliveira, ao minuto 60. Os Dragões, já bem perto do final, voltaram a marcar por intermédio de Evanilson, contudo o golo acabou por ser anulado.

Com esta vitória o FC Porto soma 48 pontos e está no segundo lugar a 10 pontos da liderança.

 

2 – Análise

 

Menos de 72 horas depois de ter defrontado o SC Braga, o FC Porto entrou em campo para mais um desafio da Iliga. Continuo a achar que o jogo da passada quarta poderia ter sido marcado para a próxima semana, o jogo de hoje ter-se-ia jogado ontem e, dessa forma, os azuis e brancos ficavam com mais tempo para preparar o jogo da Liga dos Campeões frente à Juventus. Um calendário cheio resulta em cansaço físico, que origina lesões e cansaço mental, que, por sua vez, resulta em dificuldades de concentração, dificuldade em pensar o jogo com a velocidade que se exige e  diminuição no tempo de reação. Parece que é importante lembrar que os jogadores são homens, não máquinas. E, por isso, continuo a achar uma irresponsabilidade e uma aberração este calendário das competições nacionais, em que, claramente, não há preocupação com as equipas que estão nas competições europeias. É importante repensar tudo na próxima época.

Feita esta reflexão, mais uma que faço, vamos à minha análise do jogo. O FC Porto entrou em campo sabendo que o Sporting já tinha vencido o seu jogo e que, por isso, não havia espaço para perder terreno. Por força da indisponibilidade de Mbemba e a necessidade de gerir o esforço de Zaidu, Sérgio Conceição teve de mexer na defesa. Pareceu-me boa opção a entrada do Diogo Leite, bem como pareceu-me boa opção, diria mesmo a melhor opção, trocar Manafá para a esquerda e Nanu para a direita.  Os Dragões fizeram um jogo interessante, mostraram que o queriam resolver o mais rápido possível, de modo a poder gerir o esforço. Os Dragões marcaram dois golos, mas poderiam ter saído de Barcelos com mais, pelo menos, três golos no bolso. Destaco Uribe e Sérgio Oliveira, pelos golos que apontaram e que permitiram que o FC Porto somasse os três pontos. Deste jogo resultaram, infelizmente, as lesões de Pepe (que antes do encontro frente ao Braga já havia treinado condicionado e que o limitou durante o jogo frente aos minhotos) e de Corona. Ambos estão em dúvida para a partida frente à Juventus, o que é duas más notícias para Sérgio Conceição.

Em suma, o FC Porto venceu de forma justa um jogo difícil. Segue-se a 2ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Vamos Porto!

 

 

 

 

 

 

Sem comentários: