terça-feira, 16 de março de 2021

Reflexão sobre o Vídeo Árbitro

Quando anunciaram que o futebol português ia contar com o contributo do vídeo árbitro, fui daquelas pessoas que aplaudiu a decisão, porque pareceu-me que seria a melhor forma de terminar com os casos de falhas graves na arbitragem. Acreditava eu que, estando dois elementos da equipa de arbitragem a ver as repetições dos lances, teriam a possibilidade de chamar à atenção do árbitro principal, corrigindo assim erros e que tal contribuiria para a verdade desportiva. 

 

Como estava errada! É que passado este tempo já se percebeu que os erros continuam a acontecer, as regras não parecem ser iguais para todos e nós cada vez menos as percebemos, porque ninguém é capaz de explicar a dualidade de critérios. Na verdade não deve haver uma explicação lógica.

 

Há jogadores que viram amarelos injustamente. E se é injustamente, porque raio o vídeo árbitro não pode intervir e, a bem da verdade desportiva, informar o colega que talvez seja melhor rever o lance? Há jogadores a quem ficou um cartão amarelo por mostrar. Porque o vídeo árbitro não alerta o árbitro principal? Há jogadores que viram cartões vermelhos em lances que não fizeram nada que o justificasse. Se assim é, porque raio o vídeo árbitro não chamou à atenção do seu colega de equipa? E lances de grande penalidade que ficaram por marcar e outras assinaladas de forma errada. Onde estava o vídeo árbitro? Já para não falar do flagelo que são os fora de jogo de 3 centímetros! Como se explica que não há uma margem de erro de, por exemplo, 20 centímetros? Como temos a certeza que as linhas estão bem colocadas? 

 

Por isso, perante tudo o que se tem visto ao longo desta época, mas não só, das três uma: ou os árbitros são incompetentes; ou não conhecem as regras; ou erram de propósito. E não, não quero acreditar na última opção, porque isso seria grave, muito grave. Mas alguma coisa tem de se fazer, porque assim não há paciência que nos valha, nem explicações ou análises de arbitragem que nos elucidem. E não podem condenar o comum adepto de futebol a preferir que sejam árbitros estrangeiros a apitar jogos do nosso campeonato. Sim, os árbitros estrangeiros também erram, mas perante o que assistimos jornada após jornada, parecem ser muito mais competentes. 

 

 

Sem comentários: