terça-feira, 9 de março de 2021

Crónica e Análise: Juventus 3 – FC Porto 2

1 – Crónica

 

No início de noite desta terça o FC Porto deslocou-se ao terreno da Juventus, em jogo a contar para a 2ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 3-2, no conjunto das duas mãos 4-4, com os portistas a garantirem a presença na próxima fase da prova rainha do futebol europeu.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Manafá, Pepe, Mbemba e Zaidu; Uribe, Sérgio Oliveira, Otávio, Corona, Taremi e Marega.

O FC Porto entrou bem em jogo. Pertenceu a Uribe, ao minuto 2, o primeiro sinal de que os Dragões não iam defender o resultado obtido na 1ª mão. Contudo, o remate do médio foi ao lado. No entanto a Juventus foi rápida na resposta. Ao minuto 3, Marchesin teve de dizer presente. Ao minuto 6, foi a vez de Taremi tentar a sorte, mas primeiro viu o guarda-redes negar-lhe os festejos e depois a barra. Mais tarde, minuto 19, Taremi foi travado em falta no interior da área, grande penalidade assinalada que Sérgio Oliveira se encarregou de converter no primeiro golo do encontro a favor dos portistas. Ao minuto 24, Corona não foi feliz na finalização de um lance de ataque. um minuto volvido e Otávio tentou a sorte, sem sucesso, já que o guarda-redes levou a melhor. Do outro lado do campo, minuto 27, Marchesin voltou a dizer presente.

No segundo tempo, minuto 49, a Juventus empatou o jogo. Seguiu-se, ao minuto 54, a expulsão de Taremi, por ter visto dois cartões amarelos em dois minutos. Em superioridade numérica os italianos pressionaram e, ao minuto 63 colocaram-se em vantagem no marcador. ao minuto 82, Marchesin foi decisivo ao impedir o terceiro golo dos da casa. Do outro lado do campo, minuto 83, Sarr tentou a sorte, mas foi à figura do guarda-redes adversário. Ao minuto 85, Marega atirou à malha lateral. Já mesmo à beirinha do final do tempo regulamentar, a Juventus atirou uma bola à trave. Com um empate na eliminatória, foi necessário recorrer ao prolongamento.

O FC Porto foi o primeiro a criar real perigo nesta fase do jogo, por intermédio de Marega, ao minuto 98, com a bola a ficar nas mãos do guarda-redes. Os Dragões aguentaram a pressão da Juventus, procurando não se desorganizar nem perder o foco. Até que ao minuto 115, Sérgio Oliveira transformou um livre no segundo golo do FC Porto. Empate no jogo e vantagem na eliminatória. Os italianos ainda voltaram a marcar.

Apesar da derrota, o FC Porto carimbou o passaporte para os quartos de final da Liga dos Campeões.

 

2 – Análise

 

Obrigada FC Porto! Obrigada Sérgio Oliveira! Muito orgulho nesta equipa!

O FC Porto entrou para esta segunda mão da eliminatória em vantagem. Como é óbvio, todos sabíamos que a Juventus não ia dar de barato e ia dar tudo para virar a eliminatória a seu favor de modo a conseguir garantir uma vaga na próxima fase da prova rainha do futebol europeu. Não se esperava, por isso um jogo fácil. Mas por outro lado tínhamos a noção que o FC Porto, não tendo nada a perder, porque de facto não era favorito, não ia facilitar a vida aos italianos. E a nossa equipa foi guerreira! Foi inteligente, competente, coesa, concentrada, determinada, empenhada, ambiciosa, rigorosa, estoica, foi uma equipa à Porto! Marcou ainda na primeira parte, o que permitiu aumentar a vantagem. E aguentou as investidas da Juventus, com oportunidades para aumentar a vantagem. No segundo tempo os italianos vieram com mais garra e caíram em cima dos Dragões com toda a força. Marcaram, por duas vezes, Taremi foi expulso (rapaz, sem te crucificar, mas tens de ter mais cabeça fria e aguentar a pressão destes jogos). Balde de água gelada. A equipa ficou com 10, em desvantagem no marcador e em igualdade na eliminatória, com tanto tempo para jogar e a Juventus com vontade de virar o jogo a seu favor. O mister procurou refrescar e reforçar a equipa sem mexer demasiado para não arriscar e desorganizar. Foi sofrer, sofrer e sofrer até ao final. Veio o prolongamento e… aguenta coração que vem aí mais calafrios com os italianos a procurarem marcar. Mas verdade seja dita, o FC Porto aproveitou para criar perigo, assim que conseguiu, mas faltou discernimento e, porque não, uma pontinha de sorte no momento da finalização. Depois veio o golo do Sérgio Oliveira já quase no final, com a Juventus a responder em seguida. Jogo impróprio para cardíacos! Destaco toda a equipa, foram enormes! Mas tenho de destacar Sérgio Oliveira, obrigada pelos golos!

Em suma, foi um jogo difícil, com muito sofrimento à mistura, mas o importante é que o FC Porto está entre as 8 melhores equipas da Europa! Os Dragões carregam o futebol português às costas, mas é um fardo que aguentamos. Seja o que for que o sorteio determine para os quartos de final, o FC Porto não tem nada a perder. É, por isso, ir até onde der, sem medos. Agora é focar a cem porcento no campeonato, vem aí um jogo difícil. Vamos Porto!

 

 

 

Sem comentários: