domingo, 21 de abril de 2024

Crónica e Análise: Casa Pia 1 – FC Porto 2

1 – Crónica

 

No final de tarde deste domingo, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Casa Pia, em jogo a contar para a 30ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-2.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Cláudio Ramos; João Mário, Pepe, Otávio e Wendell; Alan Varela, Nico González, Pepê, Francisco Conceição, Galeno e Taremi.

Pepe foi o primeiro a tentar colocar os Dragões em vantagem, mas o capitão não conseguiu concretizar, visto que o guarda-redes adversário levou a melhor. Minutos depois, ao minuto 23, foi Pepê a ficar perto de marcar, com a bola a acertar na trave da baliza. O golo do FC Porto chegou ao minuto 31, por intermédio de Galeno. Os Dragões até chegaram a marcar em seguida, mas o lance foi anulado pelo árbitro da partida antes da bola entrar na baliza do Casa Pia. Os da casa, ao minuto 37, empataram a partida. Antes do intervalo, por duas vezes, Cláudio Ramos evitou o golo ao Casa Pia.

No segundo tempo Galeno foi o primeiro a ficar perto de marcar. Quem não falhou foi Nico González, ao  minuto 56, colocando assim os Dragões em vantagem. Depois foi Taremi a ficar perto de fazer o terceiro golo do FC Porto. E do outro lado, foi Cláudio Ramos a ser determinante. Até ao final, Nico González teve oportunidade para bisar.

Com este resultado o FC Porto soma 62 pontos.

 

2 – Análise

 

Depois de uma importante vitória para a Taça de Portugal que garantiu aos Dragões presença na final da Taça, o foco virou-se para o campeonato e para uma deslocação difícil ao terreno do Casa Pia. Na primeira parte o FC Porto dominou, controlou, teve mais bola e teve sempre mais perto de marcar. Os Dragões colocaram-se em vantagem, mas os da casa acabaram mesmo por empatar. Esta primeira parte ficou, ainda, marcada por um erro de arbitragem, mais um. Isto porque o FC Porto chegou a fazer um segundo golo, cujo lance foi anulado pelo árbitro por achar que havia falta de Nico. Como o árbitro apitou antes da bola entrar na baliza do Casa Pia, invalidou a possibilidade de intervenção do vídeoárbitro. Erro da equipa de arbitragem, primeiro porque não havia falta, logo, golo limpo, e depois porque num caso destes deve deixar o lance correr e depois ser analisado. Ainda bem que este golo não fez falta para garantir os 3 pontos, mas e se fizesse? Era mais um erro grave a prejudicar de forma grosseira o FC Porto. E depois, depois era capaz de vir o C.A. pedir desculpas. Pois, pois, as desculpas não servem para nada. No segundo tempo o FC Porto voltou a marcar, mas o Casa Pia deu trabalho à defesa portista. Foi um jogo com doses de nervoso, mas o mais importante foi garantido. Deste jogo destaco Galeno e Nico González, pelos golos.

Em suma, foi uma vitória importante num jogo difícil. Para a próxima semana há mais um jogo difícil. Vamos Porto!

 

 

Sem comentários: