quarta-feira, 17 de abril de 2024

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Vitória de Guimarães 1

1 – Crónica

 

Na noite desta quarta, o FC Porto recebeu o Vitória de Guimarães, em jogo a contar para a 2ª mão das meias finais da Taça de Portugal. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 3-1.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Cláudio Ramos; João Mário, Pepe, Otávio e Wendell; Alan Varela, Nico González, Pepê, Francisco Conceição, Galeno e Taremi.

O Vitória marcou muito cedo, ao primeiro minuto, empatando a eliminatória. Minutos depois, Galeno foi o primeiro a tentar responder, mas sem sucesso. Ao minuto 26, Francisco Conceição sofreu falta no interior da área do Vitória. Inicialmente a grande penalidade não foi assinalada, mas alertado pelo vídeoárbitro, o árbitro voltou atrás e assinalou o penalti. Na conversão Taremi empatou a partida e devolveu os Dragões à vantagem na eliminatória. Os azuis e brancos não baixaram os braços e foram atrás da possibilidade de colocar-se em vantagem. Pepe e Pepê tentaram a sorte, mas sem conseguirem ser eficazes. E ao minuto 45 + 5, Francisco Conceição colocou os Dragões em vantagem.

No segundo tempo, o Vitória entrou disposto a procurar dar a volta ao resultado. Do outro lado do campo, Galeno voltou a tentar marcar, por pelo menos 2 vezes, assim como Pepê, mas a bola não entrou. Até que ao minuto 75, Pepê aumentou a vantagem no marcador. O Vitória ainda procurou voltar a marcar, tal como sucedeu do outro lado com Namaso.  

Com este resultado o FC Porto garante uma vaga na final da Taça de Portugal, onde irá defrontar o Sporting.

 

2 – Análise

 

Os últimos jogos não foram nada fáceis para o FC Porto e, por isso neste jogo estava em causa, não só o acesso à final da Taça de Portugal, mas também era importante a equipa encontrar a fórmula para ultrapassar o mau momento. Foi um excelente jogo. O FC Porto entrou em campo sabendo que tinha uma vantagem para defender. O facto de ter sofrido golo nos primeiros instantes do jogo, podia ter causado um problema sério à equipa do FC Porto, tendo em conta o que tem sucedido nos últimos jogos. Contudo os Dragões não quebraram, não desistiram e foram à luta. Conseguiram virar o seu resultado a seu favor antes do intervalo. No segundo tempo o FC Porto voltou a marcar e, embora o Vitória nunca tenha desistido de procurar mais, os azuis e brancos conseguiram gerir a vantagem. Deste jogo destaco Taremi, Francisco Conceição e Pepê, pelos golos; mas também tenho de destacar Francisco Conceição pela entrega, pela garra, por nunca desistir e com isso arrastar a equipa para a procura do golo.

Em suma, O FC Porto venceu de forma justa e inequívoca um jogo difícil. Conquistado o lugar na final da Taça de Portugal, agora é o momento de focar no campeonato. Vamos Porto!

 

 

Sem comentários: