domingo, 28 de abril de 2024

Crónica e Análise: FC Porto 2 - Sporting 2

       1 - Crónica 


Na noite deste domingo, o FC Porto recebeu o Sporting, em jogo a contar para a 31ª jornada da ILiga. No final do encontro verificou-se um empate a 2. 

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; Martim Fernandes, Zé Pedro, Otávio e Wendell; Alan Varela, Nico González, Pepê, Francisco Conceição, Galeno e Evanilson. 

O FC Porto entrou bem em jogo e ao minuto 7, Evanilson, colocou os Dragões em vantagem. Do outro lado do campo, ao minuto 9, o Sporting tentou responder, sem sucesso, tal como sucedeu ao minuto 16. Mais tarde, minuto 41, Pepê aumentou a vantagem portista no marcador. Ao minuto 42, os protagonistas foram os adeptos do FC Porto que ocupavam a bancada do Dragão, ao cantarem o nome de Pinto da Costa. 

No segundo tempo, o Sporting deu algum trabalho à defesa portista que ia controlando e afastando o perigo. Até que num minuto a vitória escapou ao FC Porto. Ao minuto 87 os leões reduziram a desvantagem no marcador e ao minuto 88 repuseram a igualdade. Balde de água fria na bancada do Dragão. 

Com este resultado o FC Porto soma 63 pontos e está no terceiro lugar do campeonato.


2 - Análise 


Num fim de semana que fica marcado pela eleição de Vilas-Boas como presidente do FC Porto, os Dragões receberam o Sporting num jogo que era importante vencer. Em primeiro lugar, era importante vencer, porque trata-se de um rival direto; e porque é preciso ter em conta que Sporting de Braga e Vitória de Guimarães não estão longe. O FC Porto fez uma primeira parte interessante, marcou 2 golos e podia ter aproveitado que o Sporting estava desorganizado para marcar, pelo menos, mais um golo. No segundo tempo, naturalmente, o Sporting alterou e criou mais dificuldades que, os Dragões inicialmente estavam a conseguir controlar e afastar. Mas acabaram por sofrer 2 golos já perto do final. O FC Porto perdeu neste jogo a oportunidade de somar 3 pontos por culpa própria, porque deveria ter conseguido, não só segurar a vantagem, como ter feito tudo para a ampliar. Na minha perspetiva, as substituições que Sérgio Conceição fez não se revelaram positivas nem produtivas para a equipa. Apesar de achar que o FC Porto perdeu pontos, mais uma vez, por culpa própria, também não podemos deixar de referir que, mais uma vez, a equipa de arbitragem teve influência no jogo, visto que havia, na primeira parte, uma grande penalidade sobre Evanilson, lance em que faltou um vermelho ao jogador do Sporting; e no início do segundo tempo ficou por mostrar um segundo cartão amarelo a outro jogador dos leões. Nunca vamos saber o que teria acontecido caso estes lances tivessem sido bem ajuizados. Deste jogo destaco Evanilson e Pepê, pelos golos; mas também destaco Martim Fernandes, jogador da formação portista que se estreou a titular e que fez uma exibição interessante, apesar de ter errado e os erros terem costado caro. 

Em suma, foram mais 2 pontos perdidos num jogo em que o FC Porto podia e devia ter feito mais para segurar uma vantagem construída no primeiro tempo. No próximo fim-de-semana há mais um jogo difícil. Vamos Porto! 



Sem comentários: