sábado, 13 de abril de 2024

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Famalicão 2

1 – Crónica

 

No final da tarde deste sábado, o FC Porto recebeu o Famalicão, em jogo a contar para a 29ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se um empate a 2.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; Jorge Sanchez, Zé Pedro, Otávio e Wendell; Grujic, Nico González, Pepê, Francisco Conceição, Ivan Jaime e Evanilson.

Ao minuto 9, o Famalicão colocou-se em vantagem no marcador. O FC Porto foi à procura de repor a igualdade. E o empate surgiu ao minuto 17, num autogolo, na sequência de um lance protagonizado por Francisco Conceição. Já muito perto do intervalo o Famalicão voltou a colocar-se em vantagem no marcador.

No segundo tempo, o FC Porto, por intermédio de Evanilson, chegou a marcar, mas o lance foi anulado pela equipa de arbitragem. Entretanto os azuis e brancos dispuseram de algumas oportunidades para marcar, mas na maior parte das situações viram o guarda-redes contrário afastar a bola: Evanilson, ao minuto 65; Nico González ao minuto 67; Evanilson ao minuto 73. Até que ao minuto 82, Taremi devolveu a igualdade ao marcador. Até ao final Galeno ainda dispôs de uma boa oportunidade para desfazer o empate.

Com este resultado o FC Porto soma 59 pontos.

 

2 – Análise

 

Depois de, na jornada passada, o FC Porto ter perdido para o campeonato em casa contra o Vitória de Guimarães, os Dragões voltaram a casa para receber o Famalicão. Mas o jogo não correu bem. Foi um jogo com duas partes distintas, melhor a segunda parte que a primeira, o FC Porto teve mais bola, dominou, controlou, mas tal não foi suficiente para dar a volta às dificuldades que foram surgindo. Ver um jogo do FC Porto está a tornar-se um teste à ansiedade. A equipa está a atravessar uma fase difícil, em que parece faltar a confiança, o discernimento, as ideias, a eficácia, a motivação e o controlo emocional. E neste momento parece ser tão fácil os adversários utilizarem estas lacunas a seu favor. É preciso, urgentemente, que a equipa volte a encontrar alguma estabilidade, porque o título está perdido, é certo, mas é preciso continuar a somar pontos para, pelo menos, minimizar os danos. E, pois claro, há que conquistar a presença na final da Taça. Por isso rapazes, por vocês, por nós, pelo FC Porto, façam das vossas fraquezas forças, das vossas dificuldades facilidades, procurem motivar-se, concentrar-se e ganhem os jogos que faltam até ao final da época, porque o FC Porto nunca vira a cara à luta nem dá nenhuma batalha por perdida antes de a terminar.

Em suma, mais um jogo em que o FC Porto perdeu pontos, por não ser capaz de dar a volta às dificuldades que surgiram. Mas não há tempo para lamúrias, vem aí a segunda mão da meia final da Taça de Portugal e é preciso foco total neste jogo. Vamos Porto!

 

 

 

 

Sem comentários: