terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Balanço de 2019


O final do ano é o momento para fazer um balanço dos principais acontecimentos do ano, como tal, aqui fica o meu resumo do ano azul e branco, incluindo as diferentes competições em que os Dragões participaram e sem esquecer as modalidades.  

Taça da Liga 
O FC Porto praticamente começou o ano a disputar a meia final da Taça da Liga, frente ao Benfica. Os Dragões venceram e garantiram um lugar na final, onde defrontaram o Sporting. No entanto, os azuis e brancos perderam na final nas grandes penalidades. 

Liga dos Campeões 
O FC Porto defrontou, nos oitavos de final da Liga dos Campeões, a AS Roma. A 1ª mão não correu bem, com os Dragões a perderem por 2-1. Mas na 2ª mão, no Estádio do Dragão, num jogo que durou 120 minutos, o FC Porto deu a volta à eliminatória e garantiu a presença nos quartos de final da prova rainha do futebol europeu, ao vencer por 3-1, com o golo decisivo a ser apontado por Alex Telles ao minuto 118. 
Quis o sorteio que o adversário do FC Porto nos quartos de final fosse o Liverpool. Os Dragões perderam na 1ª mão. Mesmo sabendo-se que o adversário era difícil, no fundo havia a secreta esperança que os azuis e brancos conseguissem, em casa, anular a vantagem dos ingleses, contudo não foi isso que se passou. A vontade portista não chegou para contrariar o favoritismo do adversário e terminou nos quartos de final a presença portista na Liga dos Campeões, aos pés daquele que viria a ser o campeão europeu. 

A Taça de Portugal 
O FC Porto foi passando, com mais ou menos dificuldades, cada eliminatória da Taça de Portugal, até chegar à final da prova, onde defrontou o Sporting. No jogo decisivo, até foram os Dragões os primeiros a marcar, mas o Sporting acabou por responder. O Jogo foi para prolongamento, no final do qual registava-se um empate. E novamente a final teve de decidir-se nas grandes penalidades e, outra vez o Sporting saiu vencedor. 

Campeonato nacional
O FC Porto não foi campeão por culpa própria. Os Dragões escorregaram na segunda volta em momentos chave, sendo um desses momentos a derrota caseira frente ao Benfica. É verdade que o FC Porto errou em determinados momentos, por isso é que perdeu pontos, mas também é verdade que não foi possível recuperar desses erros devido a erros de outros. E por isso o título foi para a Luz. 

Mas o pior momento deste ano foi, sem dúvida, o enfarte sofrido por Iker Casillas. Foi um susto que nos deixou atordoados. Felizmente Casillas está a recuperar tranquilamente, enquanto ocupa outras funções junto da equipa.

O futebol de formação 
2019 Foi o ano dos sub19 do FC Porto, visto que sagraram-se campeões nacionais e europeus. 

As modalidades 
Em 2019 o FC Porto foi campeão nacional em hóquei. 
Quanto ao andebol, os Dragões realizaram uma boa Liga dos Campeões, sagraram-se campeões nacionais e ainda venceram a Taça de Portugal. E já na época 2019-2020 os Dragões realizaram excelentes exibições na fase de grupos da Liga dos Campeões, que por certo ficarão para a história do andebol nacional.  
No ciclismo, a W52FC Porto voltou a vencer a volta à Portugal, numa competição muito renhida, que terminou na cidade do Porto. 

O que já aconteceu na época 2019-2020: 
A Liga dos Campeões 
Devido ao facto do FC Porto ter ficado em 2º lugar no campeonato da época passada, teve de disputar uma eliminatória para aceder ao playoff de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. No entanto, apesar da 1ª mão até ter corrido bem, a 2ª mão, em casa, não correu nada bem e os Dragões ganharam um bilhete de acesso à Liga Europa. 

A Liga Europa 
A fase de grupos foi pautada por altos e baixos, mas o FC Porto acabou por garantir a passagem aos 16 avos de final no primeiro lugar do grupo. Seguir-se-á o Bayer Leverkusen.

A Taça da Liga
A fase de grupos correu bem e o FC Porto já garantiu a presença na meia final da prova, onde já em janeiro vai defrontar o Vitória de Guimarães. 

A Taça de Portugal 
O FC Porto está a realizar uma prova interessante e vai defrontar nos quartos de final da prova o Varzim. 

O campeonato nacional 
O FC Porto não entrou bem na prova, perdendo no 1º jogo do campeonato com o recém promovido Gil Vicente. Depois foi à Luz vencer categoricamente. Mas entretanto os Dragões voltaram a perder pontos e neste momento estão a 4 pontos do Benfica que lidera o campeonato. Ainda há muito para jogar e não é o momento de atirar a toalha ao chão. 

2019 não foi um ano fantástico para o FC Porto, mas todos nós portistas esperamos um 2020 azul e branco, por isso, Vamos Porto!



Sem comentários: