sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Crónica e Análise: Casa Pia 0 – FC Porto 3


1 – Crónica

No início de noite desta quinta o FC Porto deslocou-se ao terreno do Casa Pia, em jogo a contar para a 2ª jornada da fase de grupos, grupo D, da Taça da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-3.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; Saravia, Diogo Leite, Mbemba e Manafá; Bruno Costa, Uribe e Sérgio Oliveira; Luis Díaz, Soares e Nakajima.
Desde cedo o FC Porto procurou chegar ao golo e, dessa forma, quebrar a estratégia montada pelo Casa Pia. Soares, ao minuto 4, deu o primeiro aviso, no entanto a bola foi por cima. Ao minuto 11, foi Nakajima a tentar marcar, mas também não foi feliz. Mais tarde, minuto 22, foi Sérgio Oliveira a tentar, contudo sem sucesso. Ao minuto 31, Soares voltou a tentar fazer golo, mas mais uma vez, não o conseguiu. E ao minuto 40, foi a vez de Bruno Costa tentar a sorte, mas viu o guarda-redes adversário negar-lhe os festejos.
O FC Porto entrou no segundo tempo com a mesma vontade de marcar e, ao minuto 50, finalmente chegou o golo, por intermédio de Saravia. Em vantagem no marcador, os Dragões não deixaram de procurar marcar mais para ficarem melhor colocados para avançar para a próxima fase da prova. Ao minuto 68, Luis Díaz fez o segundo golo dos portistas. E, ao minuto 72, Soares, à terceira, conseguiu marcar. Até ao final, Nakajima ainda tentou marcar, mas a bola foi ao poste.
Com esta vitória o FC Porto soma 6 pontos e lidera o grupo D, com os mesmos pontos do Desportivo de Chaves, com quem vai jogar na ultima jornada, mas maior número de golos marcados.

2 – Análise

Ontem foi dia de Taça da Liga, no ciclo de jogos que o FC Porto tem até ao Natal. Por isso, Sérgio Conceição aproveitou para dar oportunidade a jogadores que tem menos minutos, bem como aproveitou para fazer descansar os jogadores mais utilizados. E é bom de ver que os que tiveram oportunidade de jogar, cada um à sua forma, tentaram mostrar ao treinador que pode contar com eles. Não se esperava um jogo fácil, porque sabe-se que para uma equipa de um escalão inferior defrontar um grande é sempre uma motivação extra. E de facto não foi fácil, sobretudo na primeira parte, em que o Casa Pia conseguiu defender bem e o FC Porto foi incapaz de desmontar a estratégia do adversário. Sejamos realistas, os Dragões não conseguiram desmontar a estratégia do Casa Pia, porque, mais uma vez, a pontaria não foi certeira quando deveria ser. Soares podia, e devia, ter marcado, pelo menos, mais um golo. Mas no segundo tempo o FC Porto encontrou o caminho para a baliza adversária e somou a segunda vitória no grupo D. Destaco Saravia, que fez o seu primeiro golo da carreira; Luis Díaz, que voltou aos golos; e Soares que voltou a marcar. Destaco, também, o facto de Sérgio Conceição ter utilizado 6 jogadores da formação portista: Diogo Costa, Diogo Leite, Bruno Costa, Sérgio Oliveira, Fábio Silva e Tomás Esteves, sendo que este último fez ontem a sua estreia com a camisola da equipa principal. É tão bom ver jogadores da formação a ter oportunidade de jogar na equipa principal.
Em suma, o FC Porto venceu com naturalidade, tranquilidade e justiça um jogo que dominou e controlou. Segue-se o campeonato e a deslocação ao Jamor para defrontar o Belenenses. Vamos Porto!



Sem comentários: